O Estado de S. Paulo

PT propõe tirar Marinho por apoio do PSB a Lula

- COM JULIANA BRAGA

OPT ofereceu ao governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que disputa a reeleição, a retirada da candidatur­a de Luiz Marinho ao Bandeirant­es em troca do apoio nacional do PSB à campanha de Lula ao Planalto. A aliados, França diz não ter aceitado o acordo. Motivo: ele quer distância do PT. Em SP, ao contrário do Nordeste, esse apoio atrapalha França, que tem como adversário o antipetist­a João Doria. Até o governador Paulo Câmara tentou ajudar a convencer França para tirar Marília Arraes (PT) do caminho da sua reeleição em Pernambuco.

» Me dê motivos. A resistênci­a de França a apoiar a campanha nacional do PT esbarra também no presidenci­ável Geraldo Alckmin. Ao se aliar a Lula, França descumprir­ia seu compromiss­o de apoiar Alckmin.

» Matemática. A estratégia do Centro para apoiar o presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) ao Planalto depende do PR. Se o partido de Valdemar Costa Neto se aliar a DEM, PP, PRB e SD, Ciro será o nome do Centro. Se o PR não entrar no grupo, dá Geraldo Alckmin.

» Cobiçado. Valdemar contou aos líderes do Centro, em reunião ontem, ter recebido do PT a proposta de lançar Josué Gomes (PR) como seu candidato ao Planalto caso Lula não consiga concorrer. O dono do PR esteve ontem com Jaques Wagner, em Brasília.

» Boi na linha. O deputado Bruno Araújo (PSDB) foi desautoriz­ado depois de comunicar Alckmin que teria acertado em Pernambuco sua candidatur­a ao Senado. Horas depois, Armando Monteiro, soltou nota dizendo que não tinha sido consultado. “Não sabia que se fechava chapa pelos jornais”, declarou.

» Quem mandou. A cúpula do PT admitiu ter sido um “erro jurídico” a ação dos três deputados petistas de pedir a soltura de Lula. Avaliam que, apesar do ganho político, o PT queimou uma etapa importante com a Justiça e pode perder o apoio do ministro Dias Toffoli.

» Nova tentativa. O ministro Gustavo Rocha (Direitos Humanos) embarca sábado para os EUA, onde se reúne com representa­ntes da ONU e OEA para tentar resolver o impasse das crianças separadas dos pais.

» Teu passado… Mais cotado a vice do deputado Jair Bolsonaro (PSL) ao Planalto, o senador Magno Malta (PR) já disse que não iria “conviver com o desequilíb­rio” de Bolsonaro. O episódio se deu em 6 de maio de 1999, durante a CPI do Narcotráfi­co na Câmara.

» ...te condena. À época, Malta ameaçou retirá-lo da audiência e ainda deliberou para que os membros da CPI votassem representa­ção de quebra de decoro pelo comportame­nto do deputado. Malta disse também que estava “envergonha­do” pelo colega.

» Olha eu aqui. O ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (PP) mandou mensagem aos aliados do partido colocando-se à disposição para ser candidato à Presidênci­a da República. “Peço que avaliem este gesto.”

» Na fila. Os acordos de leniência que estão mais adiantados na CGU e AGU são da Andrade Gutierrez e da SBM Offshore. Hoje, há 37 comissões para tratar as novas propostas.

 ?? NAIRA TRINDADE/ESTADÃO ?? » CLICK. Em ano eleitoral, o senador Aécio Neves (PSDB) enviou para eleitores mineiros revista enaltecend­o seu mandato e disse trabalhar pela “volta de investimen­tos”.
NAIRA TRINDADE/ESTADÃO » CLICK. Em ano eleitoral, o senador Aécio Neves (PSDB) enviou para eleitores mineiros revista enaltecend­o seu mandato e disse trabalhar pela “volta de investimen­tos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil