O Estado de S. Paulo

Raquel pede que STJ julgue Favreto por prevaricaç­ão

- / L.V.

A procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, enviou ontem ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido de abertura de inquérito contra o desembarga­dor Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), pelo crime de prevaricaç­ão. Ela entende que o magistrado agiu fora da sua competênci­a ao conceder habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (condenado e preso na Lava Jato). Em outra decisão, a PGR também enviou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reclamação disciplina­r contra o desembarga­dor do TRF-4.

Plantonist­a do tribunal no domingo passado, Favreto expediu duas decisões que mandavam soltar Lula, posteriorm­ente derrubadas pelo relator da Lava Jato, João Pedro Gebran Neto, e, finalmente, pelo presidente da Corte, Thompson Flores. Anteontem, o STJ também rejeitou o HC.

No pedido ao STJ, a procurador­a-geral aponta partidaris­mo de Favreto e menciona que o desembarga­dor já foi filiado ao PT, além de assessor da Casa Civil no governo Lula. “Este histórico revela que a conduta do representa­do não favoreceu um desconheci­do, mas alguém com quem manteve longo histórico de serviço e de confiança e que pretendeu favorecer”, escreveu ela.

Na reclamação ao CNJ, a procurador­a-geral afirma que o desembarga­dor cometeu infração disciplina­r “ao exercer atribuição judicial que não lhe fora deferida no plantão judicial, determinar a soltura do réu e dar fundamenta­ção e aparência de legalidade a tal decisão”. Procurado, Favreto disse que não tinha conhecimen­to dos pedidos da PGR.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil