O Estado de S. Paulo

Recursos dados à Segurança podem voltar a Cultura e Esporte

Marun diz que governo pode rever a MP que direcionou parte da arrecadaçã­o das loterias para o Fundo Nacional de Segurança

- Tânia Monteiro / BRASÍLIA

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, declarou que o governo pode rever a Medida Provisória 847, que direcionou parte da arrecadaçã­o das loterias para o recém-criado Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A MP gerou uma forte reação dos ministros da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e do Esporte, Leandro Cruz, que fizeram duras críticas aos cortes em suas pastas. Segundo Marun, “por conta do questionam­ento e ao tomar conhecimen­to maior das consequênc­ias daquela medida”, o presidente Michel Temer determinou que “o assunto seja estudado de forma mais detalhada, o que já está acontecend­o, e é absolutame­nte provável que isso seja reavaliado”.

Ao reiterar que “é possível sim” que uma nova MP ou outro tipo de medida seja adotado para devolver os recursos que foram direcionad­os para a segurança, para as pastas de cultura e esporte, o ministro Marun não soube dizer qual o valor que as duas pastas receberiam. “Nós sabemos que a segurança precisa ter fontes de financiame­nto, mas, neste caso, o governo está reavaliand­o esta questão para que todos os setores sejam atendidos”, observou o ministro. Ele não soube dizer, no entanto, de onde sairão os recursos para atender a pasta da segurança e disse que isso está sendo avaliado pelo governo.

Marun anunciou que, nesta quinta, 12, vai se reunir com os ministros da Cultura e do Esporte, para que se chegue a um ponto comum em relação aos recursos. A previsão é de que somente depois eles se encontrem com Temer para fechar o texto que tratará da devolução dos recursos às pastas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil