O Estado de S. Paulo

Entidade proíbe TV de focar “torcedoras bonitas” nos jogos

- ANSA / MOSCOU

Em meio aos casos de assédio que acontecera­m na Rússia, a Fifa exigiu ontem que as emissoras de televisão reduzam as filmagens de torcedoras “atraentes” durante os últimos jogos da Copa do Mundo.

De acordo com o chefe do departamen­to de responsabi­lidade social da Fifa, Federico Addiechi, a medida foi tomada porque os casos de sexismo na Rússia foram mais comuns do que os de racismo. Quarenta e cinco casos de assédio sexual foram registrado­s durante o período de disputa da competição que começou dia 14 de junho. Os dados parciais foram apresentad­os na quarta-feira pela Fare, entidade aliada da Fifa no controle de questões de discrimina­ção. A própria Fare, no entanto, alerta que o número real de queixas pode chegar a ser dez vezes maior, já que dezenas de casos não são registrado­s oficialmen­te.

Transmissõ­es de TV em jogos de futebol costumam usar repetidas vezes as imagens de moças “atraentes” quando mostram a reação dos torcedores nas arquibanca­das. São torcedoras de diversas nacionalid­ades. A Fifa ainda destacou que a decisão é uma “evolução normal”, apontando que, em comparação com a Copa anterior, em 2014, no Brasil, as filmagens das partidas melhoraram.

Além dos casos de abusos contra torcedoras, como o do grupo de brasileiro­s que assediou uma estrangeir­a em vídeo, foram registrado­s também diversos assédios de torcedores contra repórteres.

 ?? PETER POWELL/EFE –11/7/2018 ?? Sem beleza. Mulheres atraentes estão vetadas
PETER POWELL/EFE –11/7/2018 Sem beleza. Mulheres atraentes estão vetadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil