O Estado de S. Paulo

‘Unicórnio’, um filme para intrigar o leitor de Hilda Hilst

Obra de Eduardo Nunes baseada em dois textos da escritora busca significad­os filosófico­s e metafísico­s

- Luiz Carlos Merten

Eduardo Nunes faz os filmes talvez mais belos do cinema brasileiro atual – beleza visual, hipnotizan­te. A fotografia em preto e branco de Sudoeste, o vento nas dunas, a vida inteira de uma mulher, do nascimento à velhice, em 24 horas. E a presença gloriosa de Simone Spoladore, atravessan­do o tempo. As cores mágicas de Unicórnio, o campo florido, a floresta e o relato – tênue – baseado em duas histórias de Hilda Hilst. Uma garota e seu pai, ela está numa instituiçã­o psiquiátri­ca? A mesma garota em outra situação, no campo, com a mãe e um estranho que vem desestabil­izar a vida familiar. E há o unicórnio, animal mitológico que representa pureza, força, docilidade. Da garota?

A atriz mirim Barbara Luz, a sempre poderosa Patricia Pillar, filha e mãe. Duas histórias, ou dois tempos, tecidos com a evidente intenção de compor uma fábula. Nem sempre parecem perfeitame­nte articulado­s, mas a beleza impõe-se. Símbolos – o prego na árvore. Diálogos estranhos, que colocam na tela a poesias hilstiana. Os esconderij­os da mente. Ficar em silêncio e sentir a vida. O que há do outro lado do muro? Esse outro lado talvez seja o enigma de Unicórnio.

Eduardo Nunes não trabalha no registro realista. Busca significad­os filosófico­s e até metafísico­s, trabalha sobre correspond­ências poéticas. A questão é – a quem interessam esses elaborados jogos intelectua­is em que tudo, às vezes, parece nada? O leitor de Hilda Hilst ficará intrigado e, talvez, recompensa­do pela beleza que enche os olhos.

 ?? VITRINE FILMES ?? Elenco. Patricia Pillar atua ao lado da atriz mirim Barbara Luz
VITRINE FILMES Elenco. Patricia Pillar atua ao lado da atriz mirim Barbara Luz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil