O Estado de S. Paulo

‘Punir a corrupção privada pode reduzir corrupção pública’

Conrado Gontijo, autor de ‘O crime de corrupção no setor privado’

- BRASÍLIA / F.F.

Defensor de uma legislação específica para punir a corrupção no setor privado, o advogado Conrado Gontijo disse que estudiosos estrangeir­os apontam a tipificaçã­o do crime como ferramenta importante para reduzir as irregulari­dades na esfera pública.

Como tornar crime a corrupção privada muda o enfrentame­nto desta prática no Brasil? Tratar adequadame­nte os comportame­ntos de corrupção no setor privado poderá trazer benefícios importante­s no funcioname­nto e na interação dos agentes do setor privado. É importante mencionar, a corrupção no setor privado apresenta estrutura muito parecida com a corrupção no setor público, que tanto prejudica a vida dos brasileiro­s. Estudiosos estrangeir­os compreende­m que punir a corrupção privada pode ser ferramenta importante para reduzir os níveis de corrupção na esfera pública.

Como as empresas têm encarado a iniciativa?

Para o universo empresaria­l, a criação de específico tratamento para as hipóteses de corrupção no setor privado traz importante­s impactos, porquanto se conferirá melhor proteção ao patrimônio, à concorrênc­ia e às relações necessária­s ao funcioname­nto da dinâmica empresaria­l.

Como avalia a pena de prisão entre 2 e 5 anos?

Parece-me que poderá gerar questionam­entos técnicos, já que a pena mínima é equivalent­e à esfera pública. Os interesses afetados pela prática do crime de corrupção na esfera pública e na esfera privada são distintos e essa situação justifica que as penas mínimas dos delitos sejam também distintas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil