O Estado de S. Paulo

Castelo é o símbolo do triunfo francês

-

Um eventual bicampeona­to da França amanhã, na Rússia, jamais superará na memória dos franceses o histórico 12 de julho de 1998. Naquela tarde ensolarada de verão, em que os Bleus venceram o Brasil por 3 a 0, algo maior que um título relevante aconteceu: ali nasceu a convicção de que a França, enfim, poderia se tornar uma potência do futebol, capaz de destronar até mesmo a Seleção Brasileira, referência em termos de qualidade técnica e em jogo bonito.

Por trás daquela vitória, uma das histórias mais lembradas pelos membros do time campeão é o período passado pelo grupo de Aimé Jacquet em Clairefont­aine. Esse momento é tão marcante na memória de todos que os quartos do Castelo de Montjoye, onde os jogadores dormem durante os períodos de treinament­o e preparação, foram batizados na última reforma com os nomes dos campeões mundiais de 1998. Há um quarto “Zidane, Zinedine”, outro “Barthez, Fabien”, e assim por diante. Essa lembrança afetiva é carregada por atletas como Lizarazu que, há 20 anos, cunhou o apelido do local: o “Convento”, em referência ao isolamento dos atletas.

Hoje, técnico da seleção, Didier Deschamps é outro homenagead­o. Na última preparação, ele lembrou por diversas vezes a importânci­a simbólica de preparar a equipe de 2018 nos mesmos campos de treinament­o de 1998. “Estar aqui é sempre especial. É um local rico em emoções para mim, que representa muita felicidade”, conta o técnico, que prima pela racionalid­ade e pela cara sisuda. “Além das minhas emoções como jogador, retornei para receber o diploma de treinador. Isso também é Clairefont­aine: é a casa do futebol francês. É a casa da equipe da França.”

Em parte, é na certeza de que essa estrutura de excelência traz benefícios para o time que reside a fé de que a França esteja de fato se tornando uma das maiores potências do futebol mundial. O que falta agora é que os grandes momentos de felicidade coletiva acabem contagiand­o a população francesa e transforma­ndo o sucesso do futebol dentro de campo em uma verdadeira “cultura do futebol”, como acontece em outros países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil