O Estado de S. Paulo

NO QUÊNIA, OBAMA CRITICA CORRUPÇÃO

Ex-presidente é recebido no país de seu pai

- / AP

Oex-presidente dos EUA Barack Obama elogiou o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, e o líder da oposição no país, Raila Odinga, por trabalhare­m juntos. No entanto, ressaltou que o país ainda precisa fazer mais para acabar com a corrupção. Em sua primeira visita ao continente desde que deixou a Casa Branca, Obama incentivou a cooperação entre governo e oposição após a disputada eleição presidenci­al do ano passado, marcada pela violência.

“Apesar do conflito que parece estar em todas as eleições, agora temos um presidente e um líder da oposição que prometeram construir pontes e fizeram compromiss­os específico­s para trabalhar juntos”, disse Obama. Ele falou à população ontem em Kogelo, no condado de Siaya, zona rural onde seu pai nasceu.

Outros desafios enfrentado­s pelo Quênia, segundo Obama, são o tribalismo e a necessidad­e de uma educação melhor. Ele visitou o país como senador, em 2006, e depois como presidente, em 2015, e tem instado a população a enfrentar a corrupção endêmica e os problemas em torno das divisões entre os grupos étnicos do país.

Obama foi a Kongelo para lançar um centro de esportes e treinament­o fundado por sua meia irmã, Auma Obama, por meio de sua fundação Sauti Kuu. Milhares de quenianos foram a Kongelo para vê-lo.

 ?? DAI KUROKAWA/EFE ?? Visita. Obama recebe boas-vindas em Kongelo, no Quênia
DAI KUROKAWA/EFE Visita. Obama recebe boas-vindas em Kongelo, no Quênia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil