O Estado de S. Paulo

Festa de campeão para os croatas

Derrotados na final da Copa pela França, jogadores da Croácia são recepciona­dos por multidão em Zagreb

-

Um dia depois da derrota para a França na decisão da Copa do Mundo da Rússia, não houve ressaca que desanimass­e o torcedor da Croácia. Pelo contrário, as ruas de Zagreb foram tomadas por centenas de milhares de pessoas orgulhosas, que celebraram a chegada dos jogadores da seleção nacional como verdadeiro­s campeões.

De acordo com a polícia local, mais de 800 mil pessoas ignoraram a derrota por 4 a 2 para a França na final e receberam a delegação croata com muita festa. Afinal, se o título não veio, o país realizou sua melhor campanha em Copas do Mundo, superando a semifinal alcançada em 1998, justamente na França.

A demonstraç­ão de carinho emocionou os atletas, que também deixaram de lado qualquer frustração com a queda na decisão para celebrar. “O que posso dizer? Obrigado, Zagreb! Obrigado, Croácia!”, declarou Luka Modric, eleito o melhor jogador do Mundial, apesar do vice-campeonato. “A gente realizou um sonho”, completou.

O jogador do Real Madrid ainda protagoniz­ou um momento de muita emoção, quando ajudou uma criança a subir no caminhão da delegação em que a seleção desfilava, depois que o menino tentou cumpriment­á-lo no meio da multidão.

Os jogadores desfilaram em um caminhão aberto e foram ovacionado­s pela torcida, que gritou o nome de cada um deles e do país. A recepção surpreende­u os próprios atletas, que divulgaram fotos e vídeos em suas redes sociais destacando a festa da torcida com bandeiras, coreografi­as e sinalizado­res, que pintaram de vermelho as ruas de Zagreb.

A festa que começou no aeroporto seguiu até as primeiras horas da noite. Em outro sinal de reconhecim­ento ao feito histórico obtido com o vice-campeonato mundial, jatos da Força Aérea da Croácia também escoltaram o avião que trouxe a seleção quando a aeronave entrou

no espaço aéreo do país e sobrevoou Zagreb.

Ivan Rakitic, outro dos destaques croatas na Copa do Mundo, estava bastante emocionado pela recepção do povo da torcida. “É impossível descrever nossos sentimento­s. Não há palavras para isso. Realmente estamos orgulhosos por termos defendido nossas cores. Quando vejo isso, sei que todos estivemos juntos na Rússia. Seguiremos tentando fazer com que sejam felizes e orgulhosos”, disse.

A campanha na Copa do Mundo da Rússia tem sido descrita como o maior feito da história do esporte croata, enchendo de orgulho o povo e ajudando a unir um país que enfrentou uma guerra para se tornar nação independen­te na década de 1990, quando deixou de ser uma república da Iugoslávia após plebiscito­s que garantiram vitória esmagadora aos separatist­as em 1991. Porém, após conflitos sangrentos, o território croata chegou a ser ocupado por milícias sérvias. E apenas após intervençã­o militar da ONU para assegurar a paz nesta região, o país foi declarado como independen­te em 1992.

Para que a festa de recepção da seleção croata pudesse contar com o maior número possível de torcedores, a companhia estatal ferroviári­a reduziu pela metade o preço das passagens para Zagreb, enquanto autoridade­s da capital nacional anunciaram que o transporte público seria gratuito.

A televisão pública HRT, que exibiu o evento durante horas, também clamou para que os torcedores aproveitas­sem este “momento histórico” que seria o retorno dos jogadores da seleção ao país. Já outros veículos da imprensa local descrevera­m os atletas como “nossos heróis” pela campanha na Rússia.

A presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarovic, que ficou famosa pela emoção ao torcer e cumpriment­ar os jogadores em Moscou, receberá a seleção nos próximos dias para condecorar os integrante­s pelos méritos esportivos e pela divulgação do país no exterior.

 ?? DENIS LOVROVIC/AFP ?? Carinho. Mesmo com derrota para a França, torcedores fizeram questão de agradecer o empenho da seleção croata
DENIS LOVROVIC/AFP Carinho. Mesmo com derrota para a França, torcedores fizeram questão de agradecer o empenho da seleção croata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil