O Estado de S. Paulo

3 PERGUNTAS PARA

- Marcos Caramuru de Paiva, embaixador do Brasil na China

Embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru de Paiva explica que, em todo o mundo, os chineses começam comprando empresas antes de assumir riscos em projetos novos.

1. Há como aumentar o investimen­to chinês em novos projetos no País?

Isso faz parte da experiênci­a. No mundo inteiro, a China saiu pelo mundo comprando empresas. Comprou capital da Mercedes, Volvo, Pirelli e até na área de diversão, como o Cirque Du Soleil. Em um segundo momento, começará a ter uma estratégia mais complexa e passar a assumir mais risco em começar novos empreendim­entos. A China fará assim no mundo inteiro.

2. Qual a estratégia de atração dos investimen­tos chineses para a economia brasileira?

A China acumulou uma capacidade muito grande de investimen­tos em infraestru­tura, e o Brasil tem um déficit nessa área. Somos uma economia grande, com regras de mercado estabeleci­das, então, temos uma atrativida­de natural em relação a outras economias de renda média.

3. Quais as áreas possuem maior potencial de atrair os investimen­tos?

Óleo e gás, pois já existe uma cooperação natural da Petrobrás com as três empresas de petróleo chinesas e isso está aumentando. Infraestru­tura, portos, rodovias e ferrovias também devem contar com uma presença maior de chineses em leilões. Já os investimen­tos em agricultur­a tendem a se estabiliza­r, a não ser que haja mudança na lei sobre compras de terras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil