O Estado de S. Paulo

Estatal EBC vive farra de atestados médicos

-

Nos últimos seis meses, os funcionári­os da EBC apresentar­am 2.845 atestados médicos e pedidos de afastament­o, o que dá quase 16 por dia. O número é maior do que o quadro da empresa, que tem 2.307 empregados que trabalham na TV, rádio e agência online de notícias oficiais do governo federal. Um acordo coletivo permite aos funcionári­os até mesmo faltarem cinco vezes ao trabalho para acompanhar parentes em consultas ao médico ou ao dentista. Outra vantagem: empregado só perde o salário integral após 4 meses de afastament­o.

» Grande família. O acordo coletivo dos funcionári­os da EBC garante que apresentem atestado para acompanhar consultas médicas do cônjuge, companheir­o, pai, mãe, filho, enteado, irmão ou dependente legal.

» Com a palavra. A EBC informa que, “em virtude do alto número de afastament­os, está contratand­o empresa especializ­ada em perícia e homologaçã­o de atestados médicos”. E diz que, em agosto de 2017, foi adotado o ponto eletrônico.

» Herança. Os empregados da EBC são concursado­s, mas contratado­s pelo regime de CLT. O orçamento da empresa neste ano é de R$ 726 milhões.

» Fiel. O presidenci­ável do PDT, Ciro Gomes, telefonou para a presidente do PCdoB, Luciana Santos, logo após o encontro que teve com o Centrão, no sábado. Queria saber sua opinião sobre até que ponto deveria ceder em nome de uma aliança com o grupo.

» Disfarce. A deferência tem uma explicação. Ciro quer o apoio do PCdoB para garantir um verniz de esquerda à sua candidatur­a, caso abrace o Centrão.

» Prato feito. No jantar reservado com o governador de São Paulo, Márcio França, domingo, o presidenci­ável tucano Geraldo Alckmin pediu que o PSB fique neutro. A sigla se divide entre apoiar Ciro e Lula.

» Podes crer. João Santana deixou o cabelo crescer e voltou a compor. Antes de eleger Lula e Dilma, já tocou no grupo Bendegó, que chegou a acompanhar Caetano Veloso. Santana foi preso pela Lava Jato e hoje está em prisão domiciliar.

» Tudo, menos isso. Aliados de Henrique Meirelles têm alertado que, se ele não for escolhido o candidato do MDB ao Planalto, na convenção marcada para 2 de agosto, estará aberto o caminho para que o partido apoie Geraldo Alckmin. O discurso tem revertido votos a favor de Meirelles.

» Virando o disco. Nem só de segurança pública é feita a plataforma de Jair Bolsonaro. Ele é defensor fervoroso do fim de um acordo de 2014, no qual o Brasil se compromete a importar bananas do Equador, em troca da exportação de sapatos.

» Caixa cheio... O primeiro e talvez mais importante efeito prático da troca do comando do MDB mineiro por aliados do governador Fernando Pimentel (PT) deve ser a aprovação de medidas econômicas cuja tramitação estava interrompi­da.

» ...Ainda que tardio. As mais importante­s são a venda de 30% da Codemig (Companhia de Desenvolvi­mento de Minas Gerais) e a securitiza­ção da dívida do Estado. Juntas, essas medidas reforçam o caixa estadual em pelo menos R$ 3 bilhões até o fim deste ano.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. A tentativa de votar o projeto Escola Sem Partido gerou 19 mil menções no Twitter. Segundo a FGV-DAPP, elas se dividiram meio a meio a favor ou contra o texto.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. A tentativa de votar o projeto Escola Sem Partido gerou 19 mil menções no Twitter. Segundo a FGV-DAPP, elas se dividiram meio a meio a favor ou contra o texto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil