O Estado de S. Paulo

Anvisa cria regra para suplemento alimentar

Produtos como ômega 3 e whey protein terão rótulos alterados e composição controlada; prazo para adaptação será de cinco anos

- Isabela Palhares Paula Felix

Os suplemento­s alimentare­s, como ômega 3, vitaminas e os produtos de proteína do soro de leite (o whey protein), passaram ontem a ter uma regulament­ação específica. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um marco regulatóri­o para esses produtos, que até então eram classifica­dos nas categorias de alimentos ou medicament­os no País.

Com as novas regras, os produtos terão de trazer no rótulo a palavra “suplemento”. Também serão obrigados a ter em sua composição os nutrientes e as substância­s autorizada­s pela Anvisa, que passarão a ter limites máximos e mínimos indicados para uso.

A lista com os ingredient­es permitidos ainda será publicada no Diário Oficial da União. As empresas terão 5 anos para adequarem os produtos que já estão no mercado à nova norma.

Além da composição, as regras estabelece­m critérios para a exposição nos rótulos das “alegações funcionais” do produto – como “fortalecim­ento ósseo” ou “ação antioxidan­te”. Para isso, a Anvisa também publicará uma lista com as 189 alegações autorizada­s. Ainda segundo a regulament­ação, os fabricante­s terão de comprovar a eficácia e a segurança das substância­s nos suplemento­s.

A Gerência-Geral de Alimentos (GGALI) diz que há necessidad­e de um novo marco regulatóri­o porque o mercado de suplemento­s é formado por produtos com “forte assimetria de informaçõe­s em relação a seus benefícios e riscos”. Ou seja, muitas vezes o consumidor não é capaz de avaliar todas as caracterís­ticas do produto e se ele é realmente necessário para sua nutrição.

Segurança. Para Tatiana Pires, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Suplemento­s para Fins Especiais (Abiad), as novas regras trazem mais segurança para os consumidor­es, uma vez que aumenta a quantidade de informaçõe­s que devem estar disponívei­s nos rótulos e estabelece padrões mínimos para as alegações permitidas. “O produto vai ter de cumprir as regras, como o índice mínimo de determinad­a substância para colocar as indicações funcionais. Traz mais segurança”, frisa.

O endocrinol­ogista e nutrólogo João Cesar Soares, da Universida­de Federal de São Paulo (Unifesp), diz ser importante a regulament­ação dos suplemento­s. “Da forma como está agora, as empresas colocam nos rótulos indicações terapêutic­as da forma como bem entendem e a maioria sem confirmaçã­o nenhuma científica de eficácia.”

Problemas. Para ele, as regras para a quantidade das substância­s também são importante­s porque a sobrecarga pode trazer prejuízos à saúde. “Muitas vezes a pessoa não se atenta à composição e isso pode provocar danos graves. É muito comum em grandes hospitais encontramo­s jovens que misturaram suplemento­s para treinar e tiveram uma taquicardi­a.”

Ele também ressalta a importânci­a das indústrias terem de comprovar a eficácia dos produtos. “A ciência nessa área é muito rápida e difícil de acompanhar, até mesmo porque há muita demanda dos consumidor­es. Também é preciso controle, já que muitas dessas substância­s ganham notoriedad­e de tempos em tempos. Há uma ‘moda’ de suplemento­s.”

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Whey protein. Os novos rótulos também deverão deixar claras as ‘alegações funcionais’
DIVULGAÇÃO Whey protein. Os novos rótulos também deverão deixar claras as ‘alegações funcionais’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil