O Estado de S. Paulo

Trump recua e fala em interferên­cia russa

Marcha à ré. Na cúpula de Helsinque, na segunda-feira, Trump ignorou informaçõe­s de inteligênc­ia dos EUA e disse confiar em Putin, que negou ter atuado em favor de sua campanha; criticado até por aliados, presidente voltou atrás e garantiu que foi ‘mal in

- WASHINGTON

Tentando reduzir as críticas após o encontro de segundafei­ra, na Finlândia, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Donald Trump disse ontem que foi mal interpreta­do quando aceitou a palavra do líder russo, que havia negado a ingerência nas eleições americanas de 2016. Trump assegurou também que tem total confiança no serviço de inteligênc­ia dos EUA, que garante que o Kremlin atuou em favor de sua candidatur­a.

Trump afirmou que o mal entendido ocorreu porque ele usou uma “negativa dupla”. “A frase deveria ter sido ‘Não vejo nenhuma razão para não ser a Rússia (responsáve­l)’, um tipo de negativa dupla”, explicou Trump.

“Então, se você considerar isso, provavelme­nte, as coisas ficarão mais claras. Em numerosas ocasiões, eu destaquei nossas conclusões de inteligênc­ia de que os russos tentaram interferir em nossas eleições”, afirmou. No entanto, ele não mencionou sua declaração na segunda-feira de que tinha “confiança nos dois lados”, em resposta à pergunta sobre se ele acreditava na negativa de Putin.

Trump foi duramente criticado até por membros de seu partido por rejeitar as conclusões do serviços de inteligênc­ia dos EUA em Helsinque. Recuando em suas declaraçõe­s, Trump disse que revisou as transcriçõ­es da entrevista coletiva conjunta de segunda-feira e percebeu “que deveria fazer alguns esclarecim­entos”.

Após o término do encontro com Putin, na segunda-feira, Trump questionou publicamen­te as conclusões das agências de inteligênc­ia americanas sobre a interferên­cia russa nas eleições presidenci­ais e disse que o presidente da Rússia “estava extremamen­te seguro em sua negativa”. Trump também disse que não via razões para a Rússia estar por trás dos ciberataqu­e nas eleições.

“Meu pessoal e Dan Coats vieram até mim e disseram acreditar que tinha sido a Rússia”, disse Trump, referindo-se ao diretor de Inteligênc­ia Nacional. “O presidente Putin disse que não tinha sido a Rússia. Então, direi que não vejo nenhuma razão para ser”, havia afirmado Trump na entrevista coletiva de 46 minutos, na segunda-feira.

Ontem, ele destacou: “Em uma frase-chave em minhas declaraçõe­s, eu disse ‘para ser’, em vez de ‘para não ser’”. O presidente também disse: “Tenho total confiança em nossas agências de inteligênc­ia”. Ele prometeu que seu governo tentará agressivam­ente impedir os esforços da Rússia de interferir nas eleições de meio de mandato, em novembro.

Susto. Enquanto Trump falava que tinha “total confiança” em suas agências de inteligênc­ia, as luzes da sala da Casa Branca piscaram. Ele olhou em volta confuso e disse: “Devem ser as agências de inteligênc­ia.”

O presidente falou antes de um encontro na Casa Branca com congressis­tas republican­os. Trump, que tem se referido a ele mesmo como uma pessoa “com um gênio muito estável”, raramente corrige o que diz e geralmente culpa a mídia por ter divulgado notícias falsas.

As declaraçõe­s de Trump foram feitas ontem após ele acusar, pelo Twitter, a imprensa de ter feito uma cobertura ruim de sua entrevista coletiva e acrescento­u que a reunião com Putin foi melhor do que o encontro que ele teve com seus aliados na Organizaçã­o para o Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Apesar de ter tido uma grande reunião com a Otan, conseguind­o uma elevada quantidade de dinheiro, tive um encontro ainda melhor com o presidente Vladimir Putin, da Rússia”, escreveu Trump, referindo-se a seus esforços para conseguir aumentar os gastos em defesa dos aliados dos EUA. “Infelizmen­te, isso não foi noticiado dessa forma – as fake news estão cada vez mais loucas”, declarou.

“Em uma frase-chave em minhas declaraçõe­s (na segunda-feira, ao lado de Putin), eu disse ‘para ser’, em vez de ‘para não ser’” Donald Trump

PRESIDENTE DOS EUA

 ?? TOM BRENNER/THE NEW YORK TIMES) ?? Explicaçõe­s. Trump atribui a pequeno ‘erro’ mal entendido sobre sua fala
TOM BRENNER/THE NEW YORK TIMES) Explicaçõe­s. Trump atribui a pequeno ‘erro’ mal entendido sobre sua fala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil