O Estado de S. Paulo

Respirando poeira

A umidade do ar ficou abaixo dos 30% em todas as regiões da capital e a situação deve repetir-se até o fim deste mês

- Priscila Mengue

Faixa de poluição no horizonte de São Paulo. Capital está há 77 dias sem chuva forte – situação que não acontecia havia 18 anos. A umidade do ar ficou abaixo dos 30% em todas as regiões da cidade ontem, índice considerad­o alarmante. Tempo só deve mudar no dia 31.

A massa de ar seco garantiu uma tarde quente e ensolarada na cidade de São Paulo. Com a pouca incidência de chuva, contudo, a umidade do ar ficou abaixo dos 30% em todas regiões, o que fez a Defesa Civil decretar “estado de atenção” às 12h51.

A situação deve repetir-se nos próximos dias. Já são 32 dias sem registro oficial de chuva na capital, conforme o Instituto Nacional de Meteorolog­ia, no Mirante de Santana, na zona norte. Ao considerar precipitaç­ões relevantes, são 77 dias. E só há previsão de mudança no clima para o dia 31.

A soma das precipitaç­ões de maio e de junho foi de apenas 23,5 mm e ainda não houve registro de chuva no Mirante de Santana em julho. Há quase 20 anos não se tinha uma situação de tão pouca chuva assim neste período, como destaca a empresa Climatempo. A última vez que isto ocorreu foi em 2000. Dentre as estações monitorada­s pelo Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s (CGE), o menor registro de umidade ontem foi de 20,9% no Campo Limpo.

Com o tempo seco, aumenta a possibilid­ade de a população desenvolve­r doenças respiratór­ias e alergias, segundo a médica Atalanta Ruiz Silva, infectolog­ista da Rede São Camilo. De acordo com ela, a umidade do ar ideal é em torno do 60%, enquanto, abaixo de 20%, já é considerad­o “muito alarmante”.

Dentre as pessoas que procuravam atendiment­o ontem no Hospital São Camilo, em Santana, na zona norte, estava o comerciant­e Carlos Alfredo Crociati, de 49 anos. Após ter o diagnóstic­o de pneumonia há 20 dias, ele permanecia com tosse. “Para falar, falta ar”, diz ele, que precisou fazer inalação com medicament­os para as vias aéreas.

 ?? CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO ??
CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Atendiment­o. Comerciant­e teve diagnóstic­o de pneumonia
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Atendiment­o. Comerciant­e teve diagnóstic­o de pneumonia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil