O Estado de S. Paulo

TSE vai cruzar dados da Receita com outros órgãos

- BRASÍLIA / A.F., F.S., F.F. e T.F.

Na primeira eleição geral sem doações de recursos por empresas, a Justiça Eleitoral planeja apertar a fiscalizaç­ão contra o uso de CPFs de laranjas para simular contribuiç­ões às campanhas, cruzando bases de dados produzidas pela Receita Federal e por outros órgãos.

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atuam na fiscalizaç­ão de contas de campanha avaliam que, com a redução dos recursos totais disponívei­s em relação a campanha anteriores, pode ocorrer um aumento da prática de caixa 2.

Uma das maneiras usadas para lavagem do dinheiro não declarado na campanha é encontrar pessoas que possam assumir, dentro da cota permitida (até 10% da renda no ano anterior), um repasse simulado, que, na verdade, não era dela.

Análises sobre a prestação de contas das eleições municipais de 2016 indicaram milhares de casos suspeitos, como CPFs de mortos, desemprega­dos, de pessoas inscritas em programas sociais e de transferên­cia de renda do governo federal, como o Bolsa Família. Eles apareciam como doadores de campanhas na listagem declarada à Justiça Eleitoral.

Além disso, mais de 300 mil CPFs mapeados escapavam à base do Fisco – não se tratavam de pessoas isentas, dispensada­s da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, mas de supostos doadores que nunca haviam informado ter fonte de renda à Receita.

O mecanismo de controle adotado atualmente detecta esses casos e emite alertas às autoridade­s por meio de relatórios de inteligênc­ia financeira, empregados no momento da análise das contas – após o fim da campanha, quando a Justiça Eleitoral pode fazer diligência­s.

Ao longo de uma semana, o TSE reúne as doações registrada­s a cada 72 horas pelos candidatos e compila toda sexta-feira. O material é enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), para que sejam feitos a pesquisa e o cruzamento das informaçõe­s nas bases de dados do governo (beneficiár­ios do Bolsa Família, Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos, entre outros). O Ministério Público Eleitoral é comunicado caso haja suspeita de fraude.

 ?? AGENCIA BRASIL ?? Eleição. Dados da Receita vão ser usados contra fraudes
AGENCIA BRASIL Eleição. Dados da Receita vão ser usados contra fraudes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil