O Estado de S. Paulo

Putin precisa muito mais dos EUA

- Alina Polyakova

Desde sua Putin reeleição, vem caindo. a aprovação A economia de Vladimir russa está estagnada, afetada pelas sanções internacio­nais e pela intervençã­o na Síria. Para melhorar sua imagem, Putin precisa de Donald Trump – e a Rússia dos EUA – mais do que Trump e os EUA necessitam dele. Mas, da maneira como Trump lida com Putin, você nunca saberá disto. Os elogios, a crise criada por ele na Otan e a entrevista ao jornal The Sun, em que criticou a premiê Theresa May, sugerem que Trump está ansioso para cair nas graças de Putin. Na sexta-feira, o Departamen­to de Justiça indiciou 12 russos acusados de interferên­cia na eleição de 2016, mas isto não arruinou o encontro. As medidas parecem mais um esforço para dar a falsa impressão de que Trump e está em posição de vantagem nas negociaçõe­s com o russo. No topo da lista de queixas do Kremlin está a expansão da Otan e o aumento da presença americana na Europa Oriental e Putin vê Trump como uma abertura para conseguir o que o afastou de outros presidente­s americanos: a aceitação americana da influência russa sobre o chamado “Oriente Próximo”, incluindo as ex-repúblicas soviéticas. Moscou quer ainda passe livre para atuar na Síria, violar tratados nucleares e assassinar exespiões – como mostram os ataque com agente nervoso no Reino Unido.

O objetivo de Putin é o retorno à normalidad­e, que significa o fim das sanções e a retomada do diálogo sobre não proliferaç­ão nuclear. Putin quer que os EUA reduzam seu compromiss­o de defesa com a Europa, o que deixará o continente mais vulnerável à influência russa. Se ele convencer Trump de que deve abrandar sua posição, ficará mais próximo do seu objetivo.

Parece estranho pensar em alguém no poder há 18 anos, como Putin, preocupado com índices de aprovação. O Kremlin, porém, aprendeu que uma política externa agressiva proporcion­a ganhos em casa. Em 2014, a anexação da Crimeia aumentou a popularida­de de Putin. Ele já tinha 84% de aprovação antes da intervençã­o da Rússia na Síria, em 2015, e obteve mais 4%.

Em vez de tentar somar pontos com Putin, Trump deveria entender que é o russo que necessita cair nas graças dele. A Rússia está numa posição fraca e Trump deve aproveitar. No mínimo, ele deve parar de enfraquece­r a si mesmo. Sabemos que Putin sabe jogar esse jogo. Trump se considera um grande negociador e deve usar essa habilidade negando as concessões que Putin deseja.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil