O Estado de S. Paulo

Morte faz polícia apurar cirurgia em casa

Denis Cesar Barros Furtado está foragido, após realizar procedimen­to para preenchime­nto de glúteos em uma cobertura na Barra da Tijuca

- Constança Rezende Marcio Dolzan / RIO / COLABORARA­M ISABELA PALHARES e FÁTIMA LESSA, ESPECIAL PARA O ESTADO

A Polícia Civil do Rio procura o médico Denis Cesar Barros Furtado, acusado pelo homicídio da bancária Lilian Calixto, de 46 anos. Ela morreu na madrugada de domingo, horas após passar por procedimen­to estético no apartament­o do suspeito, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital. Além dele, sua mãe, a médica Maria de Fátima Barros, e outras duas pessoas foram indiciadas por homicídio e associação criminosa.

Lilian passou mal após realizar procedimen­to para preenchime­nto de glúteos. Ela saiu de Cuiabá (MG), para fazer o tratamento com o médico conhecido como “Dr. Bumbum”, que tem mais de 655 mil seguidores no Instagram. A vítima era casada e deixa dois filhos, de 13 e 23 anos. Seu corpo deve ser enterrado hoje em Cuiabá.

“Até agora não sei como ela caiu em um negócio desses, pois era uma pessoa esclarecid­a, inteligent­e”, afirma Lucy Macedo, uma das amigas próximas. Segundo Lucy, quando a bancária chegou ao Rio foi que ficou sabendo que o procedimen­to estético seria na cobertura onde mora o médico – e não em uma clínica. O valor do procedimen­to foi de R$ 20 mil.

Lilian teve complicaçõ­es e foi levada a um hospital pelo próprio médico, que estava acompanhad­o da mãe, da técnica de enfermagem Rosilane Silva e da secretária Renata Cirne, que seria sua namorada.

De acordo com a delegada Adriana Belém, que investiga o caso, o médico assumiu o risco de matar. Ela pediu a prisão dos quatro envolvidos. Renata já está detida, enquanto Rosilane não teve o pedido acatado pela Justiça. Tanto Denis quanto Maria de Fátima são foragidos. A delegada diz esperar que pessoas que tenham feito procedimen­tos com o médico se apresentem na delegacia.

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Niveo Steffen apontou uma série de irregulari­dades no procedimen­to, desde o lugar onde foi feito até o produto utilizado para o preenchime­nto do glúteo. Segundo a SBCP, foi utilizado polimetilm­etacrilato, o PMMA. O uso desse produto para preenchime­nto do glúteo é proibido desde 2006. Procurada, a polícia não confirmou o uso.

Furtado já tem passagem na polícia por porte de arma e ameaça, entre outras acusações. Há ainda o caso de uma mulher que registrou queixa contra o médico por ele não ter devolvido R$ 20 mil referentes a um procedimen­to não realizado. A mulher teria desistido de fazer a cirurgia depois de saber que ela seria realizada no apartament­o de Furtado. Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) informou que o médico não possui especialid­ade registrada na autarquia e responde a processo ético-profission­al. Em março de 2016, ele foi alvo de uma interdição cautelar para o exercício da profissão pelo conselho, a qual foi suspensa três meses depois pela Justiça, em Brasília. O processo agora tramita em sigilo processual. O Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) abriu sindicânci­a para apurar o caso atual.

Defesa. A advogada do médico, Naiara Baldanza, declarou em nota que ele é inocente e está sendo julgado antes do tempo. “Muitas informaçõe­s que circulam na internet são inverídica­s.” Segundo ela, a morte foi uma “circunstân­cia isolada” sem “relação com o procedimen­to estético realizado”.

Os clientes de Naiara alegam ainda que a paciente não apresentou complicaçã­o no momento do procedimen­to, “e só após receber uma ligação da paciente, informando que não estava se sentindo bem, o Dr. Denis e a Dra. Fátima acompanhar­am pessoalmen­te a bancária até o hospital”.

 ?? FACEBOOK ?? Doutor Bumbum. Mais de 655 mil seguidores apenas no Instagram
FACEBOOK Doutor Bumbum. Mais de 655 mil seguidores apenas no Instagram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil