O Estado de S. Paulo

Bolt terá de provar que tem bola para ser profission­al

Jamaicano passará por seis semanas de testes em equipe australian­a antes de assinar contrato para jogar futebol

-

Dono de oito medalhas de ouro olímpicas no atletismo, Usain Bolt será testado durante seis semanas pelo Central Coast Mariners, a partir de agosto, em um acordo que poderá levá-lo a jogar na próxima temporada pelo clube da primeira divisão do futebol da Austrália.

“Um acordo foi alcançado em princípio entre o Mariners e Usain Bolt, sujeito a alguns critérios”, afirmou o empresário australian­o Tony Rallis.

Rallis explicou ser necessário que Bolt, hoje com 31 anos, seja testado e que a Federação Australian­a de Futebol (FFA, na sigla em inglês) aprove o seu salário. “Uma vez que a FFA responda e diga que será parte do processo, começarão os testes.”

Bolt há muito tempo comenta publicamen­te o desejo de jogar futebol profission­almente e, desde que ele se aposentou do atletismo, treinou pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, e pelo Stromsgods­et, da Noruega. “Se for competitiv­o, vai levantar o nome da Liga”, disse Rallis. “Isso criará sonhos para os jovens e vai dar um nome para a liga que nenhuma quantidade de dinheiro pode comprar. A Liga Australian­a precisava de um herói e nós temos o Super-homem.”

Rallis disse que o dono do Mariners seria responsáve­l por 70% do salário, com a FFA financiand­o o restante. O diretor executivo do clube, Shaun Mielekamp, destacou que há muito a ser feito e que o período de testes é necessário para determinar a capacidade de Bolt atuar profission­almente.

“Só será importante se ele puder jogar e fazê-lo muito bem. Porque se chega e acontece de não estar no nível, então pode ter um efeito prejudicia­l”, disse. “Mas se vier e for tão bom quanto as nossas informaçõe­s indicam que pode chegar a ser, então seria muito emocionant­e e tenho certeza que este estádio estaria cheio toda vez que colocar as chuteiras”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil