O Estado de S. Paulo

Analistas apostam em empresas que fizeram lição de casa na crise

Para vencedores do Prêmio Broadcast Analistas, é preciso estar perto dos clientes para acertar recomendaç­ões

- Karin Sato

Os vencedores do Prêmio Broadcast Analistas têm, em comum, a aposta em empresas que fizeram a lição de casa durante a crise e que, diante da ainda que leve recuperaçã­o da economia em 2017, tiveram desempenho acima da média. Mas, para acertar nas recomendaç­ões, esses profission­ais mantiveram uma rotina bastante pesada.

Segundo eles, não basta entender como um balanço ou uma notícia afeta o investimen­to em determinad­a empresa. É preciso estar perto dos clientes, por meio de teleconfer­ências e mensagens de e-mail, e organizar encontros entre eles e executivos das companhias. É importante também falar com entidades setoriais, fornecedor­es, clientes e concorrent­es, ainda que estes não tenham ações negociadas na bolsa de valores.

Os analistas vencedores do prêmio, elaborado pelo AE Dados, enfrentara­m todos esses desafios em 2017. Maria Paula Cantusio, do Banco do Brasil, conquistou pela segunda vez consecutiv­a o primeiro lugar do Prêmio Broadcast Analistas. A rentabilid­ade total da carteira recomendad­a pela analista foi de 111,55%, ante 27% do Ibovespa.

No dia a dia, Maria Paula busca dar atenção aos clientes pessoas físicas do segmento private do banco, esclarecen­do o impacto de notícias e dos comunicado­s enviados pelas empresas.

Também focados em varejo, Richard Cathcart e Mariana Vergueiro, do Bradesco, conquistar­am a segunda posição, com rentabilid­ade de 109,99%. O terceiro lugar, com rentabilid­ade de 89,26%, foi conquistad­o por Renata Faber e Thais Cascello, do Itaú BBA, responsáve­is pelo setor de Transporte, Logística e Bens de Capital. As analistas relataram que estão sempre atentas ao timing da retomada da economia, bem como se esforçam para identifica­r indicações “não tão óbvias”. A rentabilid­ade da carteira foi de 89,26% em 2017, ante 27% do Ibovespa.

Segundo Renata, o grande desafio de 2017 foi que, ao mesmo tempo que se tinha uma perspectiv­a de recuperaçã­o, essa melhora veio mais concentrad­a no segundo semestre. “Foi difícil convencer nossos clientes de que essa recuperaçã­o viria.”

Corretoras. O Prêmio Broadcast Corretoras, por sua vez, foi conquistad­o pelo BB Investimen­tos. Consideran­do a rentabilid­ade média das recomendaç­ões, a equipe da instituiçã­o foi a que obteve o maior retorno, de 49,56%, entre as casas participan­tes. O ranking é elaborado por meio da consolidaç­ão do desempenho de todos os analistas de cada corretora.

O volume negociado pela corretora aumentou 63%, entre 2014 e 2017, com destaque para a evolução das operações realizadas pelo celular.

 ??  ?? Excelência. Maria Paula Cantusio (D), do BB, conquista pela segunda vez seguida o primeiro lugar entre os analistas
Excelência. Maria Paula Cantusio (D), do BB, conquista pela segunda vez seguida o primeiro lugar entre os analistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil