O Estado de S. Paulo

Itaú lança máquinas Pop, que vão brigar com a Rede

- Aline Bronzati

O Itaú Unibanco informou ontem que lançará uma linha de maquininha­s para recebiment­o de cartões com a marca Credicard, conforme havia antecipado a Coluna do Broadcast.

A nova empreitada, que terá a marca Pop e será direcionad­a a autônomos, microempre­endedores e pequenas empresas, espera distribuir entre 100 mil e 150 mil terminais ainda este ano. As novas máquinas vão concorrer com o negócio que o Itaú já mantém na área – a Rede, que vem sofrendo perda de participaç­ão de mercado.

Segundo Marcos Magalhães, diretor executivo do banco, as máquinas Pop vão operar sob o modelo de venda e não seguirão o tradiciona­l aluguel, como é praxe no setor. “Teremos taxas super agressivas”, disse Magalhães, ontem pela manhã.

Para se diferencia­r em um mercado já disputado, a Pop oferecerá prazo de pagamento diferencia­do aos empreended­ores. De acordo com o diretor do Itaú Unibanco, o repasse será em dois dias úteis para crédito e um para débito, diferente dos habituais 30 dias praticados no segmento de adquirênci­a. Essa estratégia deverá gerar reação de rivais como a PagSeguro, disse ontem o banco Credit Suisse.

A Credicard vai atuar, conforme Magalhães, como uma adquirente plena, mas o processame­nto das transações capturadas será feito pela First Data. Segundo ele, o banco e a empresa americana já eram parceiros em outros projetos.

Sob pressão. Enquanto isso, a Rede segue atuando de forma paralela. O maior objetivo do negócio é estabiliza­r sua participaç­ão de mercado, que ainda segue numa trajetória de queda, explicou Magalhães. Em relação à afirmação do presidente do banco, Candido Bracher, de que a rentabilid­ade da operação da Rede estava abaixo do esperado, o executivo disse que, após os ajustes feitos na companhia, essa percepção deve mudar e que é esperada melhoria de retorno. “Estamos confortáve­is com os ajustes feitos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil