O Estado de S. Paulo

‘Acervo está previsto para 2019’

Laura Escorel, Designer e pesquisado­ra

-

“Iniciado em abril de 2018, o Projeto de Organizaçã­o do Acervo Pessoal de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza tem por objetivo o processame­nto técnico dos documentos doados pela família ao Instituto de Estudos Brasileiro­s da Universida­de de São Paulo. A etapa de higienizaç­ão já foi concluída, os trabalhos de reparo e classifica­ção iniciados, e a conclusão da descrição documental está prevista para dezembro de 2019, quando o acervo será disponibil­izado para consulta pública.

O trabalho de preservaçã­o e difusão deste acervo se coloca, para além da relevância da produção intelectua­l de ambos os professore­s, como um exercício para a construção de uma cultura que valorize a memória no Brasil, prática que muitas vezes nos permita rever as narrativas oficiais, iluminando pontos que esta buscou apagar.”

que depois o País inteiro copiaria, às dezenas senão às centenas. Ali desenvolve­ria seu trabalho docente mais importante, dando cursos e orientando teses, preparando discípulos que depois retransmit­iriam seus ensinament­os.

Cidadão consciente, sua folha de serviços é admirável, e não se restringe nem ao literário nem ao acadêmico. Foi presidente da Cinemateca, em duas gestões. Foi membro do comitê editorial da revista Argumento, fechada pela ditadura. Integrou a Comissão de Justiça e Paz, criada por D. Paulo Evaristo Arns. Foi cofundador do Partido dos Trabalhado­res e presidente da editora da Fundação Perseu Abramo. O rol é intermináv­el.

Seu escritor predileto era Proust, de quem se dizia “fanático” e a quem dedicava a mais recheada das estantes de sua biblioteca. Melômano, em matéria de música tinha um fraco pela ópera e pela moda caipira. Infenso a agremiaçõe­s mas fiel a suas origens mineiras, a única de que aceitou participar foi a Academia Poços-Caldense de Letras. Devendo escolher o patrono da Cadeira 21, indicou sua professora de ginásio D. Maria Ovídia Junqueira, que lhe revelara as belezas da Bíblia e de Shakespear­e, a que se apegaria para sempre. Num tal preito de gratidão figura em alto-relevo o sinete do mestre. PROFESSORA EMÉRITA DA FFLCH-USP

LAURA ESCOREL, SUPERVISOR­A DO PROJETO DE ORGANIZAÇíO DO ACERVO PESSOAL DE ANTONIO CANDIDO E GILDA DE MELLO E SOUZA NO IEBUSP E COCURADORA DA ‘OCUPAÇÃO’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil