O Estado de S. Paulo

DIRETO DA FONTE SONIA RACY

- Blog: estadão.com.br/diretodafo­nte Facebook: facebook.com/SoniaRacyE­stadao Instagram: @colunadire­todafonte

Bolsonaro na fita

Esta colunista foi surpreendi­da, ontem de manhã, por um vídeo colocado na internet pelo candidato à presidênci­a da República Jair Bolsonaro. O deputado se mostrava indignado com a frase, a ele atribuída em nota da coluna. Ela diz: “Indagado sobre como se aproximou de Paulo Guedes, Bolsonaro teria dito, em jantar com empresário­s: “Sabe o que você sente quando entra em uma sala e vê uma mulher gostosa? Vai atrás até pegar. Foi o que fiz”.

Uma hora antes de divulgar seu vídeo, o deputado tinha ligado para a colunista. Em conversa (gravada) de quase quatro minutos – e divulgada ontem no blog da coluna – ela lhe garantiu ter duas testemunha­s do episódio. Rejeitou seus pedidos para nomeá-las. E se dispôs, seguidas vezes, a dar sua versão de todo o caso na edição impressa e no online.

Bolsonaro 2

“Essa notinha não é verdadeira”, disse o deputado. “Duas pessoas do jantar me confirmara­m”, foi a resposta da colunista. “Então a senhora me diga o nome das pessoas porque eu não quero... eu quero resolver amigavelme­nte com a senhora, entendeu?”

Bolsonaro negou ter usado a expressão “mulher gostosa”. “Negativo, não uso esse tipo de linguajar (...) É desqualifi­car um economista. Me coloca numa situação difícil (...) vou ter problema em casa”. A resposta da colunista: “Mas duas pessoas me confirmara­m. Tudo bem, eu ponho a sua versão”.

Fator Dória

No vídeo divulgado após o telefonema, Bolsonaro acusa a jornalista de “estar a serviço de João Dória”, ex-dono do Lide, a quem a colunista substituiu no programa Show Business, na Band. Recebeu em retorno duas respostas.

Uma da jornalista, que negou essa ligação e publicou no blog a primeira página de seu contrato de trabalho com a Band. E outra do candidato tucano, negando também essa ligação e chamando o deputado de “desinforma­do”.

Lula logo

Dirigentes petistas estão torcendo pelo sucesso da ação do MBL para antecipar o julgamento da inelegibil­idade de Lula. Querem que o TSE o declare inelegível desde já.

A avaliação desses dirigentes é que o ex-presidente não poderá disputar a eleição e que, se a decisão for antecipada, haverá tempo para transferir votos a outro candidato.

Dutra elétrica

Sai esta manhã do Rio, e chega no meio da tarde a SP, pela via Dutra, o primeiro carro elétrico a fazer a viagem completa – 430 quilômetro­s – na rodovia.

A bordo, Miguel Setas, da EDP, e Helder Boavida, da BMW. Ambas empresas montaram o maior corredor de carregamen­to para carros elétricos da America Latina – seis postos, EDP com quatro e BMW com duas.

Política de saúde

Graziela Mantoanell­i, que está prestes a lançar De Peito Aberto – documentár­io sobre amamentaçã­o–, comentou declaração de Donald Trump contra o aleitament­o materno. À coluna, criticou o americano e as marcas de leite artificial. “As mulheres estão ficando mais fortes para realizar suas escolhas de forma mais consciente, ficando menos nas mãos dessa indústria e de misóginos como Trump”.

O filme estreia, na plataforma VideoCamp, dia 7 de agosto.

Esperança

Trinta refugiados turbinaram seus currículos em workshop no... Google. Como? A Acnur buscou o apoio para o aprimorame­nto da página pessoal de pessoas em situação de refúgio que buscam trabalho.

 ?? KARL LAGERFELD ?? 3.
KARL LAGERFELD 3.
 ??  ?? 1.
1. Guilherme Leme, no lançamento do livro Insetos e festa de 30 Anos da Cia. dos Atores.
2. Camila Scorcelli. 3. Marcelo Olinto. 4. Francisco Botelho. 5. Juliana Calderón. Anteontem, no Alberta #3, no Centro.
1. 1. Guilherme Leme, no lançamento do livro Insetos e festa de 30 Anos da Cia. dos Atores. 2. Camila Scorcelli. 3. Marcelo Olinto. 4. Francisco Botelho. 5. Juliana Calderón. Anteontem, no Alberta #3, no Centro.
 ??  ?? 4.
4.
 ??  ?? 5.
5.
 ?? FOTOS DENISE ANDRADE/ESTADÃO ?? 2.
FOTOS DENISE ANDRADE/ESTADÃO 2.
 ?? Editor-assistente Gabriel Manzano gabriel.manzanofil­ho@estadao.com Colaboraçã­o Marília Neustein marilia.neustein@estadao.com Paula Reverbel paula.reverbel@estadao.com Sofia Patsch sofia.patsch@estadao.com ??
Editor-assistente Gabriel Manzano gabriel.manzanofil­ho@estadao.com Colaboraçã­o Marília Neustein marilia.neustein@estadao.com Paula Reverbel paula.reverbel@estadao.com Sofia Patsch sofia.patsch@estadao.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil