O Estado de S. Paulo

Barco a Vapor revela vencedor

‘Que Presepada!’ rende a João Paulo Hersegel, de 25 anos, um dos mais prestigios­os prêmios de literatura infantil e juvenil

- / M.F.R.

Todos os anos desde que fez 18, João Paulo Hergesel participa do Prêmio Barco a Vapor – mas este paulista morador de Alumínio, que ganhou seu primeiro concurso literário aos 8 e publicou seu primeiro livro aos 16, nunca foi muito adiante na prestigios­a premiação da Fundação SM, criada há 40 anos na Espanha e realizada há 14 no Brasil.

Para esta edição, ele não tinha nada novo que o animasse e voltou a uma história escrita em 2013. Que Presepada!, sobre uma vaca de presépio que sonha em ser rena de Natal, desbancou mais de mil originais inscritos e rendeu ao jovem autor R$ 40 mil de adiantamen­to de direitos autorais e a edição da obra pela SM. O lançamento está previsto para outubro.

“Ainda estou procurando a câmera que vai mostrar que isso não passa de uma pegadinha”, brinca. Para ele, que faz doutorado em literatura na Anhembi Morumbi e trabalha com preparação e revisão de livros, esse momento é um divisor de águas em sua carreira. “Acredito que esse prêmio vai abrir muitas portas para o meu futuro editorial.”

Hergesel acha que sua história conquistou o júri pela “luta de sonhos”. Juno trabalha todos os anos como atriz no presépio da fazenda onde vive, mas acalenta o sonho de ajudar o Papai Noel. Os outros animais tentam dissuadi-la, mas ela, apesar das gozações, não desiste. Arruma outros empregos e, ao poucos, vai se aproximand­o do Polo Norte para realizar seu sonho de ser rena. “É uma história de vida. Da minha, até. Do garoto que ninguém acredita que vai ser escritor até que ele ganha algo assim”, comenta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil