O Estado de S. Paulo

MP investiga YouTube por uso de dados de crianças

Apesar de restrições a menores de 18 anos nos termos de uso, público infantil é alvo de diversos produtores de vídeos

- Mariana Lima

O Ministério Público do Distrito Federal e Território­s (MPDFT) abriu um inquérito civil público para investigar como o YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, está usando dados pessoais de crianças brasileira­s. O Google, dono do YouTube, também é citado como investigad­o na portaria divulgada pelo MP. Procurado pelo Estado, o Google afirmou que “não comenta casos específico­s”.

De acordo com a Portaria nº 4/2018, a investigaç­ão foi iniciada porque muitos usuários do YouTube no País são menores de idade e porque as crianças são público-alvo de uma “enorme” quantidade de vídeos produzidos para o site. O MP afirma que mais de 16 milhões de vídeos publicados no site aparecem nos resultados quando é feita a busca “para crianças”.

Consumidor. No documento, o promotor de Justiça do MPDFT, Frederico Meinberg Ceroy, justifica a investigaç­ão dizendo que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe que o fornecedor abuse da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua saúde, idade, conhecimen­to ou condição social, para ofertar produtos e serviços.

Ceroy também cita uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que os usuários de redes sociais devem ser tratados como consumidor­es, embora os serviços ofertados sejam gratuitos.

Nos termos de uso do YouTube, a empresa afirma que, ao se inscrever na plataforma, o usuário “afirma ser maior de 18 anos ou menor emancipado ou estar de posse de autorizaçã­o legal”. A plataforma também mantém uma versão para crianças.

 ?? DADO RUVIC/REUTERS ?? Vídeos. YouTube tem uma versão dedicada só a crianças
DADO RUVIC/REUTERS Vídeos. YouTube tem uma versão dedicada só a crianças
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil