O Estado de S. Paulo

Chico Buarque lidera indicações para prêmio

As três únicas canções que concorrem à tradiciona­l premiação são do artista e estão em ‘As Caravanas’

- Pedro Antunes

Chico Buarque e mais ninguém. Assim é a lista de indicados na categoria de melhor canção do Prêmio da Música Brasileira, na sua 29.ª edição, a ser realizada no dia 15 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O cantor e compositor carioca lançou, no ano passado, o álbum As Caravanas, e monopolizo­u as indicações na categoria melhor canção. Sim, todas as três músicas selecionad­as pelo júri do PMB são de Chico. São elas: Caravanas, Massarandu­pió (dele e de Chico Brown) e Tua Cantiga (dele e de Cristóvão Bastos).

Chico também foi lembrado na categoria de melhor álbum do ano. Ele disputará o prêmio com Dori Caymmi (com o disco Voz de Mágoa) e João Bosco (com Mano Que Zuera).

O posto de artista com mais indicações nesta edição do Prêmio da Música Brasileira é dividido entre Chico, que tem oito PMB, e Mario Adnet, dono de seis PMB. Adnet concorre duas vezes na categoria de melhor arranjador, com o álbum dele chamado Saudade Maravilhos­a

e com Jovem Orquestra e Convidados, um trabalho em parceria com Paulo Jobim. O último disco também concorre nas categorias de melhor DVD e projeto especial.

O Prêmio da Música Brasileira, neste ano, vai homenagear a obra de Luiz Melodia, artista morto no ano passado. O roteiro da cerimônia será de Zélia Duncan, com direção musical assinada por João Carlos Coutinho.

Neste ano, foram anunciadas algumas mudanças nas categorias e nas regras da premiação. Embora apenas Chico Buarque tenha sido lembrado, a categoria de melhor canção também abria espaço para músicas lançadas no formado de single, algo inédito no PMB. Na escolha do melhor álbum, diminui-se o número de faixas exigidas no trabalho: de oito para cinco.

Também foi criada nesta edição a categoria de melhor videoclipe, na qual estão indicados Maracutaia, de Karol Conka (direção Brendo e Gonfiantin­i); Culpa, d’O Terno (direção de Breno Moreira e Bruno Shintate); e A Volta Pra Casa, de Rincon Sapiência (direção de Kill The Buddha).

O Prêmio da Música Brasileira tem, no total, 36 categorias – do samba ao rock, do álbum erudito ao infantil. Entre seus concorrent­es, artistas de diversas gerações.

Estão no páreo, por exemplo, pelo título de artista revelação Almério (Desempenha), Pedro Franco (Pedro Franco) e Tim Bernardes (Recomeçar).

Dentro das categorias de MPB, concorrem ao prêmio de melhor cantor Dori Caymmi (Voz de Mágoa), João Bosco (Mano Que Zuera) e Zé Renato (Bebedouro) e ao de melhor cantora Joyce Moreno (Palavra e Som), Zélia Duncan (Invento) e Zizi Possi (Faltam Seus Olhos).

Já na disputa pelo título de melhor cantor na categoria Canção Popular estão Leo Russo (Canto do Leo), Roberto Carlos (Roberto Carlos) e Tibério Azul (Líquido). E de melhor cantora, Alcione (Boleros), Amelinha (De Primeira Grandeza, As Canções de Belchior) e Angela Maria (Canções de Roberto e Erasmo).

A cerimônia de entrega de prêmios será transmitid­a ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal da premiação no YouTube.

 ?? PEDRO VILELA/ESTADÃO ?? O cantor. Ele concorre também em álbum do ano
PEDRO VILELA/ESTADÃO O cantor. Ele concorre também em álbum do ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil