O Estado de S. Paulo

‘Tio Drew’ traz astros do basquete alterados

Grandes nomes são irreconhec­íveis por conta da ótima maquiagem

- Regular | bom | Luiz Carlos Merten ótimo | excelente

Há 55 anos, John Huston fez um filme detestado pela maioria da crítica em nome do realismo, mas do qual ele guardava boa lembrança, porque a rodagem foi muito divertida. A Lista de Adrian Messenger era um policial sobre uma série de mortes misteriosa­s. Só no final, os atores eram identifica­dos, porque a maquiagem os tornava irreconhec­íveis. O diretor Charles Stone III pode nem saber da existência do filme de John Huston, mas adota o mesmo princípio em Tio Drew.

O filme que estreia nesta quinta, 19, é sobre um amante do basquete de rua que tenta formar um time para concorrer numa disputa prestigiad­a do bairro do Harlem, em Nova York. Nada dá certo para ele, que perde a mulher, a casa, até encontrar o tal tio Drew. O velhinho é danado de bom com uma bola e é com ele que Dax, o protagonis­ta forma sua equipe. Um bando de aposentado­s que têm sua segunda chance voltando à quadra.

A gente vive hoje num mundo de imagem em que tudo é divulgado com antecedênc­ia. Para evitar o spoiler, evite fazer qualquer pesquisa. Ases do basquete – Shaquille O’Neal, Kyrie Irving, Nate Robinson, Chris Webber – aparecem tão maquiados que ficam irreconhec­íveis como os astros (Kirk Douglas, Burt Lancaster, etc.) de Huston.

A graça de Tio Drew é esperar pelos créditos finais, que não trazem exatamente as cenas deletadas nem os erros de filmagem, mas mostram o processo de maquiagem e os grandes jogadores de cara limpa. Se você achar que isso é pouca atração, a história, embora tradiciona­l como fábula de superação, não deixa de oferecer certo encanto. Dax, traumatiza­do por uma jogada infeliz no passado, vai se reinventar, e isso na quadra, enfrentand­o o atual namorado de sua ex. A essa altura ele já encontrou novo amor e os idosos deram sua (hilária) lição de vida. Construído sobre clichês, Tio Drew possui um encanto, e um humor, muito especiais.

 ?? PARIS FILMES ?? Segunda chance. Aposentado­s voltam à quadra Tio Drew / Uncle Drew (EUA/2018, 103 min.)Dir. de Charles Stone III. Com Kyrie Irving, Shaquille O'Neal, Lil Rel Howery Philippe Garrel
PARIS FILMES Segunda chance. Aposentado­s voltam à quadra Tio Drew / Uncle Drew (EUA/2018, 103 min.)Dir. de Charles Stone III. Com Kyrie Irving, Shaquille O'Neal, Lil Rel Howery Philippe Garrel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil