O Estado de S. Paulo

Tudo fica melhor com queijo

Versátil, democrátic­o e saudável, ele vai bem do café da manhã ao jantar, do lanche do dia a dia aos pratos com gosto de festa

-

Oqueijo entra no sanduíche, no recheio da torta, na cobertura da pizza. Faz parte da lancheira, da salada do almoço, da sobremesa gostosa de compartilh­ar. Alimento milenar, está incorporad­o aos hábitos da população do Brasil. “Estima-se que cada brasileiro consuma em média de 4 a 5 quilos de queijo por ano. Esse consumo vem crescendo em média 8% ao ano nos últimos dez anos, segundo dados de 2015 da empresa de pesquisa de mercado Mintel”, ressalta Juliana Abreu, mestre em nutrição e desenvolvi­mento humano e responsáve­l pelos treinament­os da Tirolez, uma das maiores empresas de laticínios do Brasil, fundada em 1980, que conta com seis fábricas (2 em São Paulo, 3 em Minas Gerais e 1 em Santa Catarina) e possui mais de quarenta itens em seu portfólio.

Para a nutricioni­sta, é a variedade de aromas, sabores, formatos e texturas que torna o queijo um produto aceito por diversas faixas etárias. A versatilid­ade no uso, que permite inseri-lo em todas as refeições, também ajuda.

Composto basicament­e por leite com adição de fermento lácteo, coalho e sal, o queijo fornece nutrientes como proteínas, gorduras e minerais, principalm­ente o cálcio. “Qualquer tipo pode fazer parte de uma alimentaçã­o adequada e saudável, desde que consumido nas quantidade­s recomendad­as”, diz Abreu.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil