O Estado de S. Paulo

EUA querem nova eleição na Nicarágua

Americanos ameaçam o governo de Ortega com sanções caso não haja votação em 2018

- WASHINGTON REUTERS / AFP, EFE e

O governo dos Estados Unidos afirmou ontem que “todas as cartas estão na mesa” em relação à Nicarágua e apenas a convocação de novas eleições e a saída de Daniel Ortega da presidênci­a poderão evitar novas sanções ao governo nicaraguen­se.

O líder nicaraguen­se denunciou ontem à noite uma conspiraçã­o para tirá-lo do poder e acusou os bispos locais de serem golpistas, afirmação que tende a afastar a Igreja do papel de mediadora no conflito. “Eles (bispos) se desqualifi­caram como mediadores”, afirmou Ortega no primeiro dia de celebração dos 39 anos da Revolução Sandinista. Ortega falou em Manágua para uma multidão que ainda o apoia, apesar da onda de violência que já deixou 285 mortos e 1,5 mil feridos, segundo a Comissão Interameri­cana de Direitos Humanos. Ortega qualificou os protestos, iniciados em abril, como “satânicos”.

Uma semana depois de aplicar sanções contra diferentes autoridade­s sandinista­s, e depois da violência do governo na retomada de redutos de opositores em Masaya, Washington exortou México, Canadá e a União Europeia a também adotarem medidas contra Ortega. Pelo menos três autoridade­s do governo já tiveram bens e aplicações financeira­s bloqueados nos EUA.

“A campanha brutal de violência de Ortega deve cessar imediatame­nte”, afirmou ontem o embaixador Todd Robinson, conselheir­o para assuntos da América Central do Departamen­to de Estado americano. “Para garantir a paz duradoura devem ser feitas, o mais cedo possível, eleições livres e transparen­tes.”

Robinson comparou a situação na Nicarágua com a da Venezuela, um dos poucos aliados do regime nicaraguen­se. “O regime de Ortega está esmagando seu próprio povo como faz Nicolás Maduro na Venezuela”, disse. “São civis, gente que está protestand­o contra as ações de seu governo, e tem o direito constituci­onal de fazê-lo.”

 ?? INTI OCON/AFP ?? Revolução. Ortega celebra data histórica em Manágua
INTI OCON/AFP Revolução. Ortega celebra data histórica em Manágua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil