O Estado de S. Paulo

PR convence Tiririca a disputar reeleição

- COLUNA DO ESTADÃO ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA

OPR convenceu o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, a disputar a reeleição. Em dezembro de 2017, ele anunciou que sairia da vida pública. A candidatur­a do comediante é mais um ativo do partido, que se tornou protagonis­ta nas negociaçõe­s em torno de aliança na eleição presidenci­al. Em 2014, Tiririca foi o terceiro mais votado do País. O 1,016 milhão de votos obtidos por ele ajudaram o PR a eleger seis parlamenta­res em São Paulo. Sem Tiririca, a legenda prevê que conseguiri­a emplacar apenas três deputados federais no Estado.

» Discurso vencido. No único discurso que fez em sete anos de mandato, Tiririca justificou sua decisão de não disputar mais cargos públicos. “Eu saio totalmente com vergonha do que eu vi nestes aqui. Estou decepciona­do com a política brasileira.” Ele não foi encontrado ontem.

» Tchau, querido. Para ter o apoio do Centrão, o presidenci­ável Geraldo Alckmin aceitou rifar o coordenado­r de sua campanha, Marconi Perillo. Foi uma das condições impostas pelo DEM. Perillo é adversário político do senador Ronaldo Caiado (DEM) em Goiás.

» Vice dos sonhos. Indicado pelo Centrão para vice de Geraldo Alckmin, o empresário Josué Gomes (PR) vai colocar dinheiro do próprio bolso na campanha. Em 2014, quando disputou o Senado, ele declarou patrimônio de R$ 96 milhões.

» A partilha. Um integrante do Centrão resume as conversas dos partidos do bloco (DEM, PP, PR, PRB e SD) com o tucano Geraldo Alckmin. “Já estão no nível de discutir quem ficará com a Funasa. O primeiro escalão já foi preenchido.”

» É do jogo. O PDT garante que não está sofrendo com a sinalizaçã­o do Centrão de apoiar Alckmin em detrimento de Ciro Gomes. “Desejaríam­os que viessem, mas, se não acontecer, não muda nada para nós. Não se perde o que não se tinha”, diz Carlos Lupi.

» Mensagem trocada. Pesquisa interna contratada pelo PSB de Minas mostra que 19% do eleitorado mineiro acha que o partido apoia o governo Temer, o que nunca ocorreu. Enquanto 17% tem essa percepção com relação ao DEM.

» Troca-troca. Quem acompanha a Operação Câmbio, Desligo, anunciada como a maior operação contra lavagem de dinheiro dos últimos tempo, vê risco de ela sair das mãos de Marcelo Bretas e ir para o juiz Gustavo Mazzocchi.

» Precedente. O que segura a operação ao magistrado é a participaç­ão de doleiros que serviram ao ex-governador Sérgio Cabral. Esse era o mesmo vínculo que mantinha outra operação, a Rizoma, com Bretas. O TRF-2 entendeu no início do mês, no entanto, que a ligação não seria suficiente.

» Prazo. O corregedor Otávio de Noronha terá oito dias para analisar as manifestaç­ões de Rogério Favreto, Gebran Neto e Sérgio Moro sobre o HC de Lula. Ele deixa o cargo dia 24. A conclusão deve ficar para o sucessor, Humberto Martins.

» Clubinho. Uma comissão da OAB-SP rejeitou pedido de um escritório de advocacia para ser registrado como “sociedade de advogadas e advogados”. A justificat­iva: “o plural de advogado na língua portuguesa é advogados, sendo desnecessá­rio complement­ar advogadas, quando houver mulheres”.

 ?? SINAIS PARTICULAR­ES. ?? Tiririca, deputado federal
SINAIS PARTICULAR­ES. Tiririca, deputado federal
 ?? REPRODUÇÃO ?? » CLICK. Enquanto o Centrão o traía com Geraldo Alckmin, o presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) recebia propostas de movimentos sindicais para o programa de governo.
REPRODUÇÃO » CLICK. Enquanto o Centrão o traía com Geraldo Alckmin, o presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) recebia propostas de movimentos sindicais para o programa de governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil