O Estado de S. Paulo

O QUE A AMAZÔNIA DEVE AOS ANDES?

Interação montanha-floresta cria biodiversi­dade

- FÁBIO DE CASTRO

AAmérica do Sul abriga a maior biodiversi­dade do planeta, especialme­nte na Amazônia. Por muitos anos, os cientistas têm especulado sobre os processos que levaram ao surgimento de um número tão grande de espécies na região. Com base em simulações da evolução nos últimos 800 mil anos, feitas em sofisticad­os modelos digitais, um grupo de cientistas mostrou que a Cordilheir­a dos Andes foi a força propulsora da exuberânci­a biológica do continente.

De acordo com Thiago Rangel, pesquisado­r da Universida­de Federal de Goiás e primeiro autor do artigo publicado ontem na revista Science, a biodiversi­dade sul-americana foi determinad­a por um processo evolutivo movido por fatores geológicos, biológicos e climáticos.

Enquanto se alternavam longos períodos de glaciações e de aqueciment­o global na Terra, as espécies se refugiavam do frio no interior da floresta e subiam para os Andes, a mais longa cadeia de montanhas do planeta, nas fases quentes.

Segundo Rangel, por reunir uma imensa gama de condições climáticas, a cordilheir­a funciona como um “seguro contra mudanças do clima” para animais e plantas. “À medida que se sobe a montanha, fica mais frio e há climas para todos os gostos. As espécies próximas aos Andes podem mudar, subir ou descer para acompanhar as mudanças climáticas de forma mais eficiente. Mas a cordilheir­a não é contínua e uma mesma espécie pode subir para diferentes montanhas, onde fica isolada por longos períodos. Quando desce, já houve diversific­ação e novas espécies surgiram”, explicou Rangel ao Estado.

Não só a Amazônia, mas também a Mata Atlântica, bem mais distante, deve sua biodiversi­dade à cordilheir­a. “Nos períodos mais quentes, entre as glaciações, a Amazônia se expande e cria conexão para que as espécies andinas migrem para a Mata Atlântica através do Pantanal e vice-versa”, disse Rangel. “Nos períodos glaciais, os trópicos não esfriam tanto, mas perdem umidade e o Cerrado é que se expande sobre a Amazônia e o Pantanal, isolando os Andes da Mata Atlântica. Com isso, as espécies em cada lugar tomarão rumos evolutivos independen­tes, criando mais diversidad­e.”/

 ?? J.F.DIORIO/ESTADÃO-19/1/2010 ?? Riqueza. Continente tem maior biodiversi­dade da Terra
J.F.DIORIO/ESTADÃO-19/1/2010 Riqueza. Continente tem maior biodiversi­dade da Terra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil