O Estado de S. Paulo

Em Bruxelas, UE e Mercosul não chegam a acordo

- / LORENNA RODRIGUES

Ministros do Mercosul e da União Europeia terminaram ontem o último dia de reuniões sem fechar os termos do acordo comercial entre os dois blocos. Com isso, um novo encontro ministeria­l será feito entre o fim de agosto e o começo de setembro, desta vez no Uruguai, segundo fontes do governo brasileiro que participam das negociaçõe­s.

A reunião em Bruxelas foi um banho de água fria nas aspirações do governo brasileiro, que esperava conseguir fechar um pré-acordo com os principais pontos já nessa visita. Desde o início da sessão, na quarta-feira, os europeus se mostraram irredutíve­is em questões relacionad­as a barreiras agrícolas.

Mas o novo encontro, sugerido pelos europeus, foi considerad­o um sinal de que eles têm a intenção de continuar as negociaçõe­s, que já acontecem há 20 anos mas se intensific­aram desde o ano passado. Havia o temor de que as eleições no segundo semestre no Brasil pudessem ser um empecilho para novas reuniões em 2018, mas o tema nem chegou a ser citado durante.

Os ministros do Mercosul esperam agora que os europeus cheguem no novo encontro com margem para ceder em pontos que são considerad­os essenciais pelo bloco sul-americano, que critica a determinaç­ão de cotas de importação de produtos como carne e etanol do Mercosul, o longo prazo de redução de tarifas e a cobrança de tarifas mesmo dentro das cotas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil