O Estado de S. Paulo

Trump diz que não está ‘feliz’ com política do Fed

Presidente criticou o banco central americano pelos aumentos nas taxas de juros do País

- VICTOR REZENDE

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem que não está “feliz” com as elevações das taxas de juros promovidas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). “Eu não concordo com as altas de juros. Não estou empolgado porque nossa economia está acelerando, e, toda vez que nossa economia acelera, o Fed quer elevar os juros novamente. Eu não estou feliz com isso”, declarou Trump.

Ao se referir ao presidente do Fed, Jerome Powell, Trump disse que colocou um “homem muito bom” no comando do banco central, embora não concorde com as elevações nas taxas de juros. Em entrevista à rede de TV americana CNBC,o presidente americano citou os movimentos de política monetária de outros bancos centrais, como o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês). “Olhe o que está acontecend­o com o euro e com a UE. Eles não estão fazendo o que nós estamos fazendo e nós ainda temos algumas desvantage­ns. Temos perdido US$ 150 bilhões com as nações europeias. Eles deixam o dinheiro deles mais ‘fácil’ e a moeda deles está caindo.”

Em junho, o Fed fez a segunda elevação de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros, que subiu para a faixa entre 1,75% e 2%. Na ocasião, o Federal Reserve sinalizou mais dois aumentos neste ano e mais três em 2019. Na quarta-feira, Jerome Powell reiterou que pretende prosseguir com os aumentos graduais nas taxas de juros./

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil