O Estado de S. Paulo

Família Civita deixa o comando do Grupo Abril

Marcos Haaland, sócio da consultori­a especializ­ada em reestrutur­ação Alvarez & Marsal, substitui Giancarlo Civita

- / LUCIANA DYNIEWICZ, RENÉE PEREIRA e FERNANDO SCHELLER

Com dívida de quase R$ 1,3 bilhão, o Grupo Abril anunciou ontem que Marcos Haaland, sócio da consultori­a americana de reestrutur­ação financeira Alvarez & Marsal, assumiu a presidênci­a da companhia, que publica as revistas Veja, Exame e Claudia, entre outros títulos. Em comunicado interno, a Abril afirmou que a mudança faz parte de uma “nova fase de seu processo de reestrutur­ação operaciona­l”.

Giancarlo Civita, neto do fundador do grupo, que havia assumido a presidênci­a executiva em março, ficará como membro permanente do conselho editorial, ao lado do irmão Victor Civita Neto. “A família continua no controle da empresa, com sua posição acionária inalterada”, afirmou a Abril, em email enviado aos funcionári­os.

O comunicado diz ainda que Haaland “já atuou em projetos de renegociaç­ão de dívidas e melhoria de desempenho para empresas dos setores indústria, químico, entre outros”.

Desde o fim de 2017, a Abril vinha empreenden­do um esforço de redução de custos, com a ajuda da consultori­a Legasi (antiga 44 Capital), que foi agora substituíd­a. Dentro desse processo, no mês passado, o grupo saiu de sua tradiciona­l sede paulista, em Pinheiros, para um edifício menor, no Morumbi. Procurada, a Legasi não respondeu os contatos da reportagem.

O Estado apurou que a Alvarez & Marsal vai montar uma equipe para iniciar o desenho de um plano de reestrutur­ação para a editora. Procurada, a consultori­a confirmou apenas que assumiu a gestão para “dar continuida­de ao processo de reestrutur­ação operaciona­l da companhia”.

A empresa vem fechando no vermelho nos últimos anos, segundo relatório da PriceWater­houseCoope­rs. No ano passado, o prejuízo foi de R$ 331 milhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil