O Estado de S. Paulo

Fonte de inspiração

-

➨ O cinema mundial está em festa. O último sábado, dia 14/7, marcou o centenário do cineasta Ernst Ingmar Bergman, um dos maiores de todos os tempos. Dono de uma sólida filmografi­a, que inclui clássicos como ‘O Sétimo Selo’, ‘Gritos e Sussurros’ e ‘Morangos Silvestres’, o sueco revolucion­ou ao transforma­r angústias humanas e dilemas existencia­is em grandes obras de arte.

As nuances psicológic­as de seus personagen­s e o convívio dentro de famílias disfuncion­ais foram temas sobre os quais Bergman se debruçou, incansavel­mente. E sua produção é vasta: entre os anos de 1946 e 2003, foram mais de 50 filmes e roteiros assinados pelo diretor, que morreu em 2007, aos 89 anos.

Para festejar sua carreira, chega às salas

Bergman – 100 Anos,

documentár­io da jornalista e crítica de cinema Jane Magnusson.

A produção tem como escopo principal o ano de 1957, quando Bergman, simultânea e sobre-humanament­e, dedicou-se a seis projetos diferentes – entre filmes, peças de teatro e roteiros para a televisão e para o rádio. A partir daí, a diretora traça um esmiuçado perfil do celebrado cineasta. Além, é claro, de sobrevoar seus principais filmes e as caracterís­ticas que fizeram de Bergman um nome tão cultuado.

Na tentativa de desvendar seu processo criativo, Magnusson nos conduz em uma viagem pelo universo de Bergman. Detalhes da vida pessoal do sueco ainda contribuem para que o retrato mantenha-se honesto e real. Prato cheio para quem ama a sétima arte. André Carmona

 ??  ?? SET: Bergman durante a gravação de ‘O Sétimo Selo’
SET: Bergman durante a gravação de ‘O Sétimo Selo’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil