O Estado de S. Paulo

Aliados de Bolsonaro veem erro de generais

- COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Especialis­tas em definir estratégia­s, os principais generais da reserva que atuam no jogo eleitoral estão sendo cobrados pelos apoiadores do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL). A crítica é que um erro tático dos oficiais deixou o candidato “na mão” no momento em que mais precisava. Com a recusa do PR de indicar o vice, Bolsonaro buscou os generais Augusto Heleno ( PRP) e Hamilton Mourão (PRTB). Mas, em março, os dois não se filiaram ao PSL, desconside­rando que suas legendas barrariam uma aliança com a candidatur­a do ex-capitão.

» Falha. O ingresso do general Heleno no PRP foi considerad­a a pior falha estratégic­a. Ele ignorou o fato de Anthony Garotinho, rival de Bolsonaro no Rio, ser a principal figura da legenda. Em respeito à hierarquia, o ex-capitão Bolsonaro nao fará críticas publicas.

» Vai tu mesma. Bolsonaro já fala agora em Janaina Paschoal (PSL) como vice. Os aliados dizem que a jurista vai ajudá-lo a enfrentar as acusações de machismo. A escolha, porém, é apenas pela falta de alianças.

» Nem um pio. Nenhum interlocut­or do presidente Temer vai recriminar publicamen­te a quase certa aliança do Centrão com Geraldo Alckmin. Quando o grupo se aproximou de Ciro Gomes, o governo ameaçou com a retirada de cargos.

» Me ajuda... O tuíte em que Geraldo Alckmin nega que irá ressuscita­r a contribuiç­ão sindical, postado ontem, foi discutido no grupo de WhatsApp do Centrão. A condição foi imposta por Paulinho da Força (SD), o único reticente com a aliança em torno do tucano.

» … a te ajudar. Os aliados ponderaram que Alckmin precisa colaborar para manter a unidade do grupo. “Será que baixou o Ciro nele?”, brincou um participan­te.

» O fator... Paulinho justifica que sua preocupaçã­o com a contribuiç­ão facultativ­a é para não perder espaço para a CUT. Diz que a entidade é a única que recebe dinheiro de organismos internacio­nais.

» Azedou. O presidenci­ável tucano e Paulinho da Força tinham combinado de conversar mais hoje sobre o tema. Depois do tuíte, o deputado desligou o celular.

» Fiado. O senador Roberto Requião (MDB) responde à ação no TRE-PR por ter usado R$ 128 mil do fundo partidário para quitar uma multa eleitoral, o que é proibido. A ação foi movida pelo PSDB.

» Histórico. Em 2014, Requião foi penalizado por ter distorcido uma fala do senador Alvaro Dias, então tucano, no programa eleitoral.

» Com a palavra. A assessoria de Requião afirmou que essa questão está sendo esclarecid­a com o diretório e que o senador apresentar­á sua resposta à Justiça. » Tempos modernos. Os presidenci­áveis Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) foram informados só ontem por dirigentes do Centrão que as tratativas com Alckmin já estavam praticamen­te fechadas. O comunicado foi feito por WhatsApp.

» Famoso quem? O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, foi impedido por seguranças de subir ao palco durante a convenção do PDT, ontem, enquanto o candidato Ciro Gomes discursava. Ele só foi liberado quando a organizaçã­o percebeu o equívoco.

 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidênci­a do PSDB
» SINAIS PARTICULAR­ES. Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidênci­a do PSDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil