O Estado de S. Paulo

PSC confirma ex-BNDES para disputar Planalto

- Mariana Haubert / BRASÍLIA

O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social (BNDES) Paulo Rabello de Castro oficializo­u ontem sua candidatur­a à Presidênci­a pelo PSC, em convenção do partido em Brasília. Com menos de 1% das intenções de voto na mais recente pesquisa CNI/Ibope, Rabello de Castro afirmou que apresentar­á um plano de 20 metas, inspirado em Juscelino Kubitschek, com propostas para tirar o País da crise política e econômica. Esta é a primeira vez que ele disputará um cargo eletivo.

“Eu sei onde o dinheiro está. E vou dar uma boa notícia. Em 2019, acaba o déficit primário, em 2020 nós já temos um enxugament­o enorme da máquina pública que vai resultar em um maior combate à corrupção. Dinheiro sobrando é convite à corrupção. O dinheiro do governo tem de ser sempre curto, muito bem distribuíd­o e aplicado com eficiência. É o que nós faremos”, disse o candidato.

O presidente do PSC, Pastor Everaldo, afirmou que a sigla conversa com outros partidos para fechar alianças. “Não quero um vice de acomodação, vice de compra de minuto, vice de combinar o nada com a coisa nenhuma”, disse o presidenci­ável.

Rabello de Castro foi presidente do BNDES de junho de 2017 a março de 2018, quando deixou o cargo por causa do calendário eleitoral. Antes, chefiou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), de julho de 2016 a junho de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil