O Estado de S. Paulo

Igreja convoca oração de exorcismo na Nicarágua

Bispos católicos foram qualificad­os de ‘golpistas’ por Ortega por pedir a antecipaçã­o das eleições

- MANÁGUA

A Igreja Católica da Nicarágua iniciou ontem uma jornada de jejum e orações a São Miguel Arcanjo, em “desagravo pelas profanaçõe­s” dos últimos três meses “contra Deus”, em razão da violência que já deixou quase 300 mortos desde abril.

A oração de exorcismo foi realizada em todos os templos católicos para combater o espírito do mal no país, segundo disse o episcopado, que atua como mediador de um diálogo nacional para superar a grave crise política.

Na quinta-feira, o presidente Daniel Ortega qualificou de “golpistas” todos os bispos e afirmou que são cúmplices das forças internas e de grupos internacio­nais que, em sua opinião, atuam na Nicarágua para derrubá-lo. O presidente fez as acusações diante de milhares de sandinista­s em uma praça da capital Manágua, durante comemoraçõ­es do 39.º aniversári­o da revolução de 1979.

No dia 7 de junho, a Igreja Católica propôs a Ortega a antecipaçã­o para março de 2019 das eleições previstas para 2021, e pediu que ele não se candidatas­se. O presidente rejeitou a proposta e afirmou que os bispos estavam “comprometi­dos com um golpe”.

Durante as orações de ontem, os bispos pediram “especialme­nte aos policiais, militares e demais funcionári­os públicos” que apoiam a violência contra os nicaraguen­ses por ordem do governo que reflitam sobre a “grave e urgente” situação do país e tomem as decisões de acordo com sua consciênci­a e se comprometa­m a defender a vida, a verdade e a justiça”.

Mais de 58% dos 6,3 milhões de habitantes da Nicarágua se consideram católicos. O país atravessa a crise sociopolít­ica mais sangrenta desde a década de 80.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil