O Estado de S. Paulo

Trump diz que China e UE manipulam moedas

Pelo Twitter, presidente dos EUA diz que país perde competitiv­idade e faz nova ameaça de tarifas contra a China

- INTERNACIO­NAIS /AGÊNCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em sua conta no Twitter que a China, a União Europeia e outros países têm “manipulado suas moedas” e mantido taxas de juros baixas. Segundo ele, isso retira a vantagem competitiv­a do país. “A China, a União Europeia e outros têm manipulado suas moedas e mantido os juros baixos, enquanto os EUA estão elevando os juros e o dólar fica mais e mais forte a cada dia – retirando nossa grande vantagem competitiv­a”, escreveu Trump ontem. Na opinião dele, não há um ambiente justo na arena internacio­nal.

A nova crítica foi feita um dia depois de ele dizer que não estava “feliz” com a política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que vem elevando as taxas de juros básica da maior economia do planeta.

Em São Paulo, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, emitiu ontem um alerta para a China sobre a recente fraqueza do yuan, dizendo à Reuters que o Tesouro americano está monitorand­o de perto a moeda chinesa em busca de sinais de manipulaçã­o. “Não há dúvida de que o enfraqueci­mento da moeda cria uma vantagem injusta para eles”, disse Mnuchin sobre a China. “Vamos analisar com muito cuidado se eles manipulara­m a moeda.” Nova ameaça. Também ontem, Trump afirmou que está pronto para impor tarifas sobre mais US$ 500 bilhões em produtos importados da China, ameaçando intensific­ar a atual disputa comercial com o país asiático. “Estamos em tremenda desvantage­m”, disse Trump em entrevista à CNBC – gravada na quinta-feira e divulgada ontem – sobre desequilíb­rios comerciais com a China. “Estou pronto ir a 500.”

Neste mês, os EUA impuseram tarifas sobre US$ 34 bilhões em importaçõe­s chinesas.

Em resposta, a China aplicou taxas sobre o mesmo valor de produtos americanos.

O governo dos EUA também acusou a China de adotar práticas comerciais injustas ao forçar investidor­es americanos a entregarem tecnologia importante a empresas chinesas.

O diretor-geral da Organizaçã­o Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, afirmou ontem que as tensões comerciais globais estão altas pela proliferaç­ão de medidas restritiva­s ao comércio entre os membros da organizaçã­o, com o anúncio de novas tarifas cobrindo potencialm­ente bilhões de dólares em comércio.

 ?? TOM BRENNER/THE NEW YORK TIMES ?? Tensão. Trump voltou a criticar a alta dos juros
TOM BRENNER/THE NEW YORK TIMES Tensão. Trump voltou a criticar a alta dos juros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil