O Estado de S. Paulo

Tempo e simplicida­de

Gramíneas, capins e bambus, plantas de cresciment­o rápido, encheram o jardim de leveza e estilo

- Luciana Carvalho / ESPECIAL PARA O ESTADO www.renatatill­i.com Renata Tilli, Vera Oliveira e Lucas Tell Push

Renata Tilli, Vera Oliveira e Lucas Tell Push foram os paisagista­s responsáve­is pelo paisagismo da Syshaus de Arthur Casas (pág. 8), e tiveram como principal objetivo, ao conceber o projeto, a coerência com a filosofia que Casas resolveu levar à mostra.

A questão da sustentabi­lidade, por exemplo, um dos pilares sobre o qual se assenta a proposta do arquiteto, tinha de ser respeitado e, assim, a equipe executou todo o projeto sem resíduos. “Os lagos foram construído­s sem o uso de concreto. Eles foram feitos manualment­e, com materiais não poluentes, e contam com um sistema de tratamento biológico, que permite a existência de peixes e plantas aquáticas. O que temos é um lago vivo, sem cloro”, diz a paisagista.

Para Renata, o jardim nos dias de hoje tem que ser prático e atual, sem a necessidad­e de muita manutenção ou o uso de espécies caras. Tal qual acontece no projeto, que emprega espécies comuns, com baixa necessidad­e hídrica, mas nem por isso deixa de priorizar o resultado estético final. Ainda assim, para acompanhar a velocidade da construção da casa – apenas 28 dias – os paisagista­s tiveram de optar por espécies de cresciment­o rápido, que ocupam e encorpam o jardim rapidament­e, tais como capim, gramíneas e bambu.

Foi o tempo, aliás, que deu o nome e o tema central para a criação e concepção do projeto paisagísti­co do trio. “O tempo é o valor mais precioso para a natureza. É o que ela tem de mais importante, e por isso precisamos ficar atentos. Ele merece respeito”, pontua Renata, que quando questionad­a sobre o resultado do prêmio, em um ano no qual a mostra teve como tema ‘Casa Viva’, é enfática: “Me senti muito leve ao perceber que eu ganhei o primeiro lugar nessa categoria, em uma edição recheada de belos jardins. Não por vaidade, mas sim porque as pessoas reconhecer­am e perceberam a minha proposta na mostra. Sem falar que me sinto mega feliz de ter sido reconhecid­a por um júri de tamanha categoria”.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTOS: ZECA WITTNER/ESTADÃO ?? Os paisagista­s optaram por usar areia na forração de todo o jardim, por conta do baixo custo na manutenção e menos uso de água. À esquerda, Vera Oliveira e Renata Tilli
FOTOS: ZECA WITTNER/ESTADÃO Os paisagista­s optaram por usar areia na forração de todo o jardim, por conta do baixo custo na manutenção e menos uso de água. À esquerda, Vera Oliveira e Renata Tilli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil