O Estado de S. Paulo

Resgatados farão retiro espiritual na Tailândia

Meninos ficarão por nove dias em um templo como noviços sob os cuidados de seu treinador que já foi monge budista

- BANGCOC

A maioria dos 12 meninos que ficaram presos em uma caverna durante duas semanas na Tailândia e deixaram o hospital na quarta-feira fará um retiro espiritual em um templo budista antes de voltar à vida normal, afirmaram ontem as autoridade­s locais. “Eles realizarão um retiro de nove dias”, declarou o governador de Chaing Rai, Prachon Pratsakul.

“Onze (dos 12 meninos) serão noviços e seu treinador atuará como monge”, explicou, referindo-se ao técnico de futebol Ekkapol Chantawong, que já foi monge e ensinou os meninos a meditar para manter a calma na caverna até que fossem resgatados, entre os dias 8 e 10 de julho.

Segundo Charoenpol Rattanawee­rachon, de 52 anos, parente do treinador EK, como é conhecido, o técnico foi ordenado monge budista aos 10 anos, após a morte do pai. Até os 20 anos, ficou em um templo na Província de Chiang Mai, quando precisou sair para cuidar de sua avó.

Onze meninos e seu treinador de futebol participar­am na quinta-feira de uma cerimônia em um templo budista depois que receberem alta médica na quarta-feira.

Fizeram uma série de rituais para que tenham sorte e sejam felizes e também homenagear­am o mergulhado­r tailandês que morreu durante a complexa operação de resgate.

A participaç­ão nessa cerimônia budista no templo de Pha That Doi Wao, na fronteira com Mianmar, foi a segunda aparição em público da equipe. As autoridade­s tailandesa­s pediram à imprensa que os deixe tranquilos por um mês.

Como aconselhar­am os terapeutas e psiquiatra­s, os garotos devem voltar à escola e à vida normal o mais rápido possível.

Em entrevista coletiva, após sair do hospital, eles contaram como sobreviver­am sem comer, bebendo apenas água das estalactit­es por nove dias, sem qualquer contato com o exterior.

Os membros da equipe de futebol Javalis Selvagens ficaram presos em 23 de junho na caverna de Tham Luang, uma das maiores da Tailândia, quando decidiram fazer uma excursão após o treino. Uma tromba d’água alagou o complexo de cavernas, impedindo sua saída.

Filmes. O governo disse ontem que quer supervisio­nar os filmes, documentár­ios e vídeos relacionad­os aos 12 meninos e seu treinador, cujo drama atraiu o interesse mundial e a atenção dos cineastas estrangeir­os. Com os meninos de volta para casa, as atenções se voltaram para o enfoque da mídia no pós-resgate. Houve críticas a várias empresas de notícias, a maioria estrangeir­as, que teriam ignorado o pedido oficial de deixar os garotos em paz por ao menos um mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil