O Estado de S. Paulo

CONFUSÃO DE REGRAS

-

Pedágio

Tramitam no Congresso Nacional 182 projetos de lei que buscam benefícios a grupos específico­s. Após greve, Planalto concedeu isenção de pedágio a caminhões vazios, e governo paulista pediu compensaçã­o.

Aeroportos

Quatro anos após conceder aeroporto de Confins à iniciativa privada, o governo federal publicou portaria que permitia retomada de voos de longa distância ao aeroporto de Pampulha, próximo ao centro de Belo Horizonte (MG). A regra foi suspensa pelo TCU dois meses mais tarde.

Fretes

Após greve de caminhonei­ros, governo publicou MP que instituiu preços mínimos para frete. Confederaç­ão Nacional da Agricultur­a (CNA) foi à Justiça.

Saneamento

A prefeitura de Guarulhos delegou atividade de saneamento a empresa privada. O governo de São Paulo entrou na Justiça por entender que Guarulhos integra região metropolit­ana e deve compartilh­ar decisões com o Estado.

Portos

Santos instituiu, em 2000, cobrança de IPTU sobre arrendamen­tos portuários. Empresas questionar­am cobrança e, 20 anos depois, STF autorizou incidência de IPTU, abrindo possibilid­ade de cobrança em áreas de ferrovias e aeroportos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil