O Estado de S. Paulo

Quase centenário, Aperol vira febre em todo o mundo

Forte investimen­to da Campari em mídia deu novo fôlego à bebida criada na Itália, em 1919

- Tariro Mzezewa TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ

Se você acha que viu mais gente tomando Aperol Spritzes neste ano, não se enganou. E se você mesmo tem bebido mais esses drinques espumantes alaranjado­s, servidos em lindos copos, está fazendo exatamente o que a Campari, fabricante do Aperol, espera. “O consumo de Aperol nos EUA está crescendo, especialme­nte em eventos no verão e em festas”, disse Melanie Batchelor, vice-presidente de marketing da Campari America. “Investimos nisso.”

Criado em 1919 pelos irmãos Barbieri, de Pádua, na Itália, o Aperol é um licor cítrico amargo popular no país desde os anos 1950, mas foi necessária uma campanha coordenada para trazer para os EUA e outras partes do mundo esse “sol em taça”, como define Melanie.

O projeto de marketing começou em Nova York com uma invasão de quiosques de Aperol em eventos populares de verão, como a Jazz Age Lawn Party e o Governors Ball.

Nos Hamptons, local de veraneio de chiques e famosos, a Campari montou um bar móvel num carrinho para oferecer Aperol Spritzes gratuitos. A empresa também pintou de “laranja aperol” um Hampton Jitney – tipo de ônibus que nos fins de semana transporta pessoas de Nova York aos Hamptons.

Do outro lado do país, a empresa servia os drinques nas janelas de cabines que permitiam o compartilh­amento de fotos no Instagram em vários locais da Califórnia.

O fato de a cor laranja do drinque chamar a atenção também ajuda. Em eventos Aperol, é comum ver grupos de amigos posando para fotos com seus drinques cintilando ao sol. O Aperol foi tema de diversos produtos personaliz­ados desenvolvi­dos pela Campari, como copos temáticos, canudinhos, guardachuv­inhas de drinques, óculos de sol e leques. Em alta. A estratégia parece estar funcionand­o. Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, as vendas do Aperol nos EUA cresceram 48% desde o último verão. Tudo graças ao popular Aperol Spritz, mistura do licor alaranjado, água com gás, gelo, champanhe ou prosecco.

Nos últimos cinco anos, o Aperol se tornou um licor básico para muitos bartenders de Nova York e hoje é encontrado em cartas de drinques de toda a cidade. Mas foi só neste ano que o Aperol pôde ser declarado o drinque do verão. O Campari, bebida que dá nome ao grupo dono do Aperol, poderá ser o próximo da lista.

No Caffe Dante, em Greenwich Village, o Aperol Spritz é tão popular que é servido diretament­e de pequenos barris de 25 litros e guarnecido no copo por uma fatia de laranja e uma azeitona. Will Oxenham, responsáve­l pela carta de drinques do Dante, disse que até 2016 poucos clientes pediam Aperol Spritz. Desde o ano passado, o bar está consumindo de seis a nove caixas do licor Aperol por semana.

O aumento do consumo acompanha a crescente procura nos EUA por licores amargos de ervas. “O Aperol Spritz veio para ficar”, afirma a executiva de marketing da Campari. Jody Williams e Rita Sodi, donas do restaurant­e Via Carota, em Manhattan, concordam. “O Aperol spritz é leve, refrescant­e e pode ser bebido durante toda a noite”, frisa Sodi. /

 ?? STEFANO RELLANDINI/ REUTERS - 19/5/2018 ?? Cada vez mais ‘pop’. Sucesso na Itália desde os anos 1950, bebida ganhou força nos Estados Unidos graças ao drinque de verão Aperol Spritz
STEFANO RELLANDINI/ REUTERS - 19/5/2018 Cada vez mais ‘pop’. Sucesso na Itália desde os anos 1950, bebida ganhou força nos Estados Unidos graças ao drinque de verão Aperol Spritz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil