O Estado de S. Paulo

Gira, palco, gira forte

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Foi dada a largada para a oxigenação do cérebro artístico e para dar um refresco à cena urbanoide paulistana. Na sexta, 3, até o fim de agosto, SP recebe 20 espetáculo­s de teatro, dança e circo de 12 Estados, muitos deles inéditos. Trata-se de mais uma edição do Festival Palco Giratório que se dará em oito unidades do Sesc. Um dos destaques é a peça Fauna, da cia mineira Quatrolosc­inco – Teatro do Comum, em que discutem temas como violência, desejo, liberdade, confissão e desamparo. Mais do que montagens em teatros convencion­ais, o Palco Giratório ganha espetáculo­s de rua como Os Cavaleiros da Triste Figura, do grupo sergipano Boca de Cena, inspirado em D. Quixote. Oficinas e discussões artísticas fazem parte do festival. GUGU, DADÁ

O Palco Giratório abre uma categoria até então inédita, capaz de dar um calorzinho no coração dos mortais. É o teatro para bebês, com o espetáculo Cuco – A Linguagem dos Bebês no Teatro, da cia Caixa do Elefante, de Porto Alegre. A programaçã­o completa do festival está disponível no site do Sesc: www.sescsp.org.br.

PÉROLA SANTISTA

Este ano o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, de 5 a 15/9, terá atração extra. Dois diretores santistas, mas com atuação em SP, Nelson Baskervill­e e Luiz Fernando Marques, estão à frente da Manufatura de Monólogos. Supervisio­nam 11 projetos de criação de monólogos de artistas santistas como eles. E um charme a mais: a abertura do processo se dará durante o Mirada em um sítio arqueológi­co de 1524, no Engenho dos Erasmos, em São Vicente. Os monólogos vão ao palco de 7 a 11/11.

NINA DE VISNIEC

A atriz e diretora Denise Weinberg mergulha novamente no universo de Tchecov pelas mãos do dramaturgo romeno Matéi Visniec, de quem já havia dirigido A Máquina Tchecov. Agora assina a direção de novo texto do romeno, Nina ou Da Fragilidad­e das Gaivotas Empalhadas (foto à esq.), que estreia em 21/8 no porão do Centro Cultural. O elenco é formado por Edu Guimarães, Dinah Feldman, Francisco Brêtas e Gregory Slivar, que traz, 15 anos depois, o triângulo amoroso das personagen­s Trigorin, Treplev e Nina, de A Gaivota, durante encontro em uma casa isolada pela neve em meio à Revolução Russa (1917) – algo de gelar o coraçãozin­ho de pedra.

BRASÍLIA QUER MAIS Não só de política vive o ser, ainda que em ano eleitoral. E Brasília pode provar isso com a estreia em 21/8 de seu Festival Internacio­nal de Teatro, o Cena Contemporâ­nea. Esta edição terá mais de 30 montagens.

 ?? LEEKYUNG KIM ??
LEEKYUNG KIM
 ?? LETICIA SOUZA ?? Quatrolosc­inco. Liberdade
LETICIA SOUZA Quatrolosc­inco. Liberdade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil