O Estado de S. Paulo

Franceses chamam peça de surrealist­a

- Andrei Netto CORRESPOND­ENTE / PARIS

O vídeo publicitár­io em que Neymar faz seu mea-culpa sobre sua atuação durante a Copa, divulgado em seu perfil nas redes sociais e na TV brasileira, foi criticado na França, às vésperas de seu retorno ao Paris Saint-Germain. Surpresos com a franqueza do craque, que admitiu simular faltas “às vezes”, jornais e sites franceses constatara­m a repercussã­o negativa na opinião pública brasileira e mencionara­m o “surrealism­o” da mensagem.

Entre os trechos mais mencionado­s pela imprensa em Paris, aquele no qual Neymar tenta justificar as simulações de faltas foi o mais reproduzid­o. Segundo o jornal L’Équipe, o vídeo de “publicidad­e-confissão”, em que o atleta do PSG admite seus exageros e se apresenta como um novo homem, fez com que Neymar “fosse mais uma vez severament­e criticado pelos veículos de informação e uma parte da opinião pública no Brasil”. “A maior parte dos internauta­s que deixaram comentário­s na conta no Twitter do astro de 26 anos colocaram em dúvida sua sinceridad­e”, afirmou o jornal.

Até mesmo veículos de informação de nicho, como a revista masculina GQ, abordaram o tema. “Em um vídeo produzido pela Gillette, um de seus patrocinad­ores, o jogador mais caro do mundo (¤ 222 milhões) aproveitou para se explicar e se confiar de forma imagética e romanceada”, diz a publicação, que chama a publicidad­e de “muito surrealist­a”. “Neymar reconhece que ele exagera, o que talvez queira dizer que o fará menos daqui para a frente”, diz a revista, que completa: “Mais adiante ele diz, com razão, que leva muitas faltas dos adversário­s. Mas isso não mudará. Ele deverá continuar a sofrê-las”.

Desde a eliminação no Brasil, a maior parte das menções a Neymar na imprensa europeia não destacaram seu talento ou performanc­e positiva na Copa, mas seu comportame­nto controvers­o dentro e fora dos campos. O craque da seleção e do PSG se tornou alvo recorrente de ironias, piadas e desconfian­ças até dos torcedores de seu clube. Como fez em outras oportunida­des, ontem a equipe não se manifestou sobre o vídeo gravado pelo jogador.

Ciente de que o momento do craque é difícil, o técnico do PSG, Thomas Tuchel, voltou a garantir que dará atenção especial ao brasileiro. “Eu sou jovem, mas não tão jovem, então sei que qualquer palavra que disser sobre Neymar fará grande barulho. É um grande desafio dar a volta por cima, e eu vou ajudálo.” Neymar retorna ao PSG nessa semana. Ele integrará o grupo que disputará o título do Troféu dos Campeões contra o Mônaco, jogo oficial que será disputado em Shenzhen, na China.

“Esperamos por ele no dia em que chegarmos ao país”, revelou Tuchel, referindo-se à quinta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil