O Estado de S. Paulo

LITERATURA

-

Livraria

Em Andersonvi­lle, bairro sueco na zona norte, está a livraria feminista Women & Children First (womenandch­ildrenfirs­t.com). São mais de 30 mil títulos escritos por e sobre mulheres, além de volumes infantis que abordam temas como gênero e raça. Aberta desde 1979, a livraria tem uma intensa programaçã­o cultural, com leituras públicas, debates, encontro com autoras e narração de histórias para crianças. O mais legal é navegar pelas prateleira­s olhando as dicas da equipe e de outros leitores: são papéis preenchido­s à mão e presos embaixo dos livros que contam de forma bem pessoal e descontraí­da um pequeno resumo daquela obra e por que ela merece ser lida.

Aproveite a visita para passear pela Rua Clark, entre as avenidas Foster e Balmoral. Ali está todo o charme de Andersonvi­lle, com cafés suecos, confeitari­as, antiquário­s, brechós, o bar de cervejas mais legal da cidade (o Hopleaf) e uma loja super descolada que estampa camisetas e outras peças na hora (Strange Cargo Tees, ótima para souvenirs).

Museu

No centro comercial está o American Writers Museum, totalmente interativo, que celebra escritores americanos. A visita, que leva cerca de uma hora, começa com uma linha do tempo da literatura dos Estados Unidos, passa por citações (expostas em texto, som e até aroma) de grande obras, em gêneros que vão desde a poesia clássica até letras de rap, passando por artigos culinários e textos jornalísti­cos, e termina com jogos sobre o processo criativo da escrita. É possível votar nos seus livros americanos preferidos e participar da criação de uma história coletiva que vai sendo escrita durante o dia em máquinas de escrever. Ingresso a US$ 12: americanwr­itersmuseu­m.org.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil