O Estado de S. Paulo

Avião cai no México e todos se salvam

Investigaç­ões. Aeronave de fabricação brasileira da companhia Aeroméxico, com 97 passageiro­s e 4 tripulante­s, faz pouso forçado e pega fogo após decolar da cidade de Durango para a Cidade do México; 85 ficaram feridos, a maioria sem gravidade

- /

Aeronave Embraer E190 da Aeroméxico com 97 passageiro­s e 4 tripulante­s a bordo se acidentou em aeroporto no Estado de Durango, no norte do país.

Um avião da companhia Aeroméxico com 97 passageiro­s e 4 tripulante­s a bordo sofreu um acidente ontem no Aeroporto de Guadalupe Victoria, no Estado de Durango, norte do México. O governador do Estado de Durango, José Rosas Aispuro, afirmou em sua conta no Twitter que todos a bordo sobreviver­am. Havia 85 feridos, a maioria sem gravidade, e 18 foram levados para hospitais.

A Aeroméxico afirmou que o voo AM 2431 fazia a rota Durango – Cidade do México, operada por um avião da Embraer modelo E190 com capacidade para 100 passageiro­s. Embraer lamentou o acidente em um comunicado e disse que estava apurando as informaçõe­s. A fabricante também informou que enviará uma equipe técnica ao local da queda no México para ajudar nas investigaç­ões.

A informação sobre o acidente foi relatada logo após sua ocorrência, por volta das 16 horas (hora local), pela companhia aérea em sua conta no Twitter. A viagem deveria durar 1 hora e 20 minutos. O avião tentou decolar em meio a uma forte chuva de granizo, mas não conseguiu e fez um pouso forçado fora da pista, em um terreno com vegetação. Segundo passageiro­s disseram ao governador de Durango, ao decolar, o avião fez um movimento anormal e então ocorreu o acidente. O avião parou em uma área acidentada a 300 m da pista.

Pelo Twitter, a administra­ção do aeroporto afirmou que o acidente ocorreu em razão das condições meteorológ­icas em Durango. No entanto, a avaliação é preliminar e uma perícia deverá informar as causas do acidente.

Segundo o site El Siglo, a aeronave teria se chocado com algum objeto logo que decolou.

O porta-voz da Defesa Civil de Durango, Alejandro Cardoza, disse à Milenio Televisión que havia 85 pessoas feridas. “O fogo começou depois da aterrissag­em forçada que o piloto precisou fazer. Ao que parece, felizmente, ninguém sofreu queimadura­s”, disse Cardoza. Ele acrescento­u que os ferimentos da maioria dos passageiro­s eram “muito leves”.

Mais tarde, porém, o diretor do escritório de Defesa Civil de Durango, Israel Solano Mejía, disse ao canal Foro TV que o avião caiu de frente e o piloto havia ficado gravemente ferido. Segundo ele, 37 pessoas tiveram lesões leves e 2 sofreram queimadura­s. A Secretaria de Saúde local afirmou que 18 feridos no incidente foram transferid­os para um hospital estatal.

Imagens de televisão mostram a parte traseira do avião com o logo da Aeroméxico em uma vegetação e uma coluna de fumaça subindo ao ar.

Um repórter da Milenio Televisión disse que alguns passageiro­s caminharam até uma rodovia próxima para pedir ajuda.

Testemunha. A passageira Jaqueline Flores disse aos repórteres que o avião caiu durante uma forte chuva. Ela e a filha de 16 anos conseguira­m escapar do avião por um buraco na fuselagem, enquanto a aeronave era tomada por chamas e fumaça. “Havia um buraco perto de nós. Estávamos nos assentos 8A e 8B e na altura do assento 10 o avião estava aberto, ou seja, ele se partiu. Disse a minha filha que era por ali que teríamos de sair.”

“Uma garotinha que também tinha deixado o avião estava chorando, pois tinha queimado suas pernas”, disse Flores, que é mexicana, mas vive em Bogotá. Ela disse que seu passaporte, documentos e bagagem foram queimados, mas ela se sentia grata a Deus por ela e a filha terem conseguido escapar.

O presidente Enrique Peña Nieto tuitou que instruiu Secretaria de Defesa, Comunicaçõ­es, Transporte­s e Proteção Civil para que colaborass­em e voltassem suas atenções para o incidente. “Faço votos para que a tripulação e todos os passageiro­s estejam bem”, escreveu o presidente do México no Twitter.

O site Planespott­ers.net afirmou que o Embraer 190 foi fabricado no Brasil em maio de 2008 e pertenceu a outras duas companhias aéreas antes de ser incorporad­o à frota da Aeroméxico. A companhia mexicana informa em seu site contar com sete jatos Embraer EMB190 para 99 passageiro­s.

 ?? RED CROSS DURANGO / AP ?? Socorro. Acidente ocorreu logo após avião sair de aeroporto
RED CROSS DURANGO / AP Socorro. Acidente ocorreu logo após avião sair de aeroporto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil