O Estado de S. Paulo

Raquel pede ao Supremo que petista continue preso

Procurador­a-geral se manifesta contra recurso do petista e diz que ele ‘orquestrou esquema de arrecadaçã­o de propinas’

- BRASÍLIA / R.M.M. e T.C.

Em manifestaç­ão ao Supremo Tribunal Federal, a procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou “desprezo pelos ideais republican­os” e “frustrou expectativ­as” de quem o elegeu. O posicionam­ento foi feito contra um recurso apresentad­o pela defesa de Lula para suspender a sua prisão no caso do triplex do Guarujá.

Condenado no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês em regime fechado, Lula está preso desde 7 de abril em Curitiba.

Segundo Raquel, Lula “não apenas orquestrou todo o esquema de arrecadaçã­o de propinas oriundas da Petrobrás por diversos partidos, como também atuou para que seus efeitos se perpetuass­em”, por meio da nomeação e manutenção em cargos de pessoas “comprometi­das com atos de corrupção”. Para a procurador­a-geral, o recurso da defesa é inadmissív­el e está fundamenta­do em argumentos que não apresentam plausibili­dade jurídica.

O advogado Cristiano Zanin Martins, que representa o expresiden­te, disse que a manifestaç­ão de Raquel “não consegue esconder que a condenação de Lula foi baseada exclusivam­ente no depoimento de um corréu que exerceu o direito de mentir e é ilegítima e incompatív­el com a Constituiç­ão e com a lei”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil