O Estado de S. Paulo

General Mourão volta ao radar de Bolsonaro

Nome do militar da reserva reaparece como opção de vice-presidente na chapa do candidato do PSL ao Planalto

- Constança Rezende / RIO

O presidente do Clube Militar, general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), voltou a ser cogitado como candidato a vice do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL). Mourão disse que dirigentes do PSL se reuniram ontem com o presidente de seu partido, Levy Fidelix, em São Paulo, para tratar do assunto.

O nome do militar tinha deixado de ser considerad­o para a chapa de Bolsonaro depois que ele disse ao Estado que considera “meio boçal” o radicalism­o de alguns apoiadores do candidato a presidente do PSL, o que causou mal-estar. Na ativa, Mourão defendeu a intervençã­o militar na política.

O general afirmou ontem ao Estado que, por vontade dele, a aliança já estaria fechada. Mas, avaliou, ainda há “questões de partido” a serem acertadas. “Essa eleição tem uma caracterís­tica para partidos menores de superar a cláusula de barreira. Uma composição PSL e PRTB poderia trazer mais votos para o partido”, disse.

Mourão amenizou a crítica e disse que sua posição foi de que “os radicais extremista­s” não serão bons para a campanha. “Nós pretendemo­s superar a era do PT e não podemos nos comportar da mesma forma.”

O general da reserva afirmou que concorda com o teor das propostas do deputado, mas criticou a forma como alguns assuntos são tratados. “Ele pode tratar de outra forma alguns assuntos que são mais polêmicos, como a questão da segurança pública, a pena de morte, o aborto e o homossexua­lismo, que são questões menores para a sociedade e dirigidas a uma pequena parcela da população. Estes temas são polêmicos em Ipanema e não em Cordovil (bairro da zona norte do Rio). A maioria da população está preocupada com o emprego, o restabelec­imento da economia e com a reforma política”, afirmou.

Anteontem, Bolsonaro se encontrou com outra possível vice, a advogada Janaina Paschoal, mas nada foi acertado.

“Uma composição PSL e PRTB poderia trazer mais votos para o partido.”

Hamilton Mourão, general da reserva cotado para ser vice de Jair Bolsonaro (PSL)

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO–24/7/2018 ??
WILTON JUNIOR/ESTADÃO–24/7/2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil