O Estado de S. Paulo

Apagão deixa 80% de Caracas sem luz e expõe crise energética

É a quarta vez em um mês que capital fica às escuras; outros Estados têm interrupçã­o de até um dia no fornecimen­to

- /

Um apagão deixou 80% de Caracas sem luz por mais de quatro horas ontem, no quarto apagão prolongado em menos de um mês na capital da Venezuela. A falta de luz impediu atendiment­os hospitalar­es de urgência, obrigou o metrô da capital, que atende mais de 2 milhões de pessoas por dia, a fechar, e forçou o comércio a baixar as portas.

O governo venezuelan­o afirma que a falha se originou na subestação de Santa Teresa, no Estado de Miranda, no norte da Venezuela. O chavismo atribuiu os apagões a sabotagens de seus adversário­s para criar descontent­amento entre a população, enquanto a oposição os vincula à deterioraç­ão de infraestru­tura para garantir o serviço, decorrente da corrupção e da falta de investimen­tos.

Os cortes no fornecimen­to de energia elétrica são frequentes na Venezuela, sobretudo no interior. Em vários Estados do oeste, como Zulia, aplica-se um racionamen­to diário que chega a durar 12 horas. Em Caracas, os apagões são menos frequentes, mas, entre dezembro e fevereiro, foram registrado­s diversos cortes, que se prolongara­m por várias horas.

Em Maracaibo, a capital de Zulia, os moradores desligam os refrigerad­ores para se proteger dos cortes de energia. Muitos só compram a comida que vão consumir no mesmo dia. O Estado, centro da indústria de energia da Venezuela, conhecido por sua riqueza em petróleo, tem ficado mergulhado na escuridão. “Nunca imaginei que teria de passar por isso”, disse à agência Reuters Cindy Morales, de 36 anos, funcionári­a de uma padaria. “Não tenho comida, não tenho eletricida­de e não tenho dinheiro”, afirmou, chorando.

Os apagões de energia agravam a miséria dos venezuelan­os que há cinco anos vivem sob a crise econômica que provocou desnutriçã­o, uma hiperinfla­ção que chegou 128,4% em junho, acumulando 46.305% no ano, e emigração em massa.

 ?? FERNANDO LLANO/AP ?? ‘Deus governa’. Restaurant­e de Caracas durante apagão
FERNANDO LLANO/AP ‘Deus governa’. Restaurant­e de Caracas durante apagão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil