O Estado de S. Paulo

CHAPECOENS­E E TORINO UNIDOS PELAS TRAGÉDIAS

Clubes vítimas de acidentes aéreos jogam amistoso

- TURIM

Enquanto o time titular da Chapecoens­e se concentra em tentar surpreende­r o Corinthian­s esta noite, uma equipe formada por reservas tem um compromiss­o especial hoje na Europa: um amistoso contra o Torino, outro clube marcado pela tragédia. A exemplo dos catarinens­es, os italianos também foram vítimas de um acidente aéreo na década de 1940, que na época vitimou o elenco então considerad­o um dos melhores do mundo.

O acidente com o avião em que estava a delegação do Torino aconteceu no dia 4 de maio de 1949. A equipe voltava de um jogo em Lisboa e, perto da aterrissag­em, com visibilida­de ruim, a aeronave chocou-se com a Basílica de Superga. Todas as 31 pessoas a bordo, 27 passageiro­s e 4 tripulante­s, morreram. Na tragédia que vitimou a Chapecoens­e, na noite de 28 de novembro de 2016 nas cercanias de Medellín (madrugada do dia 29 no Brasil), morreram 71 pessoas, entre elas 19 jogadores. Houve seis sobreviven­tes.

Dois deles, Alan Ruschel e Jackson Follmann, estão desde ontem em Turim com a delegação da Chape. Ruschel se emocionou ao falar do jogo. “Estou muito feliz por ter este amistoso entre duas equipes que, infelizmen­te, estão ligadas pela mesma tragédia. Estou honrado e motivado por estar aqui.”

A ideia do amistoso nasceu no ano passado durante um encontro em Roma do presidente da Chapecoens­e, Plinio Des Nes Filho, com o diretor geral do Torino, Antonio Comi.

Ambos estavam participan­do de uma visita ao papa Francisco, no Vaticano. O presidente do time de Turim, Urbano Cairo, encampou o projeto. O jogo demorou cerca de um ano para ser realizado por falta de datas.

As despesas com a viagem de três dias da delegação brasileira estão sendo pagas pelos italianos. Em Turim, os jogadores da Chape iriam visitar o local da tragédia de 69 anos atrás e também o Museu da Grande Torino e da Lenda Granata, construído em homenagem às vítimas da tragédia de Superga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil